História, perguntado por Lettti, 1 ano atrás

Filosofia e ciência grega é um tema só?​

Soluções para a tarefa

Respondido por artfinal
0

Resposta:

Um dos traços m ais característicos do espírito grego foi sua intensa curiosidade intelectual.  Na Grécia os problemas do universo e do homem foram sempre um motivo de constante preocupação e, daí, o desenvolvimento extraordinário atingido pela Filosofia grega.

Até o século VII a.C. os gregos limitavam-se de explicar o mundo e a natureza através das lendas e crenças que constituíam a sua mitologia.  Foi com a Escola de Mileto que se iniciou o pensamento filosófico dos gregos.  Seus principais vultos são:  Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes que eram materialistas e admitiam a existência de uma substância elementar geradora de todas as outras (A água, segundo Tales; o ar, segundo Anaxímenes; uma substância “não gerada e imperecível”, segundo Anaximandro).

Pouco antes de 500 a.C., a filosofia grega deixou de preocupar-se com o mundo físico e procurou estabelecer conceitos sobre problemas metafísicos de difícil compreensão, tais como:  a natureza do ser ou o sentido da verdade.  Representam bem esta tendência Pitágoras e seus seguidores que admitiam como essência das coisas um princípio abstrato – o número.  Neste período destacam-se também Xenófanes que ridicularizou o antropomorfismo religioso e Parmênides e Heráclito que discutiram a natureza da matéria e a essência do universo.

Explicação:

Perguntas interessantes