filosofia e arte andam juntas????
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com o professor de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) André Parente, os estudos são indispensáveis para a produção de arte. “A pesquisa enriquece não apenas meu trabalho, mas a capacidade que eu tenho de situar o trabalho dentro do campo da arte e do mundo”, elucida.
A professora Luana Veiga, do Departamento de Artes da UFPR, afirma que, para analisar as pesquisas artísticas, é preciso diferenciar os estudos em arte dos sobre arte. “No estudo sobre arte, a obra finalizada é o objeto de investigação, você olha para um fenômeno artístico pronto e determinado. Na pesquisa em arte, o desenvolvimento de um trabalho de arte é a própria pesquisa. É o procedimento de um pintor durante a concepção da obra, seus pensamentos, a alteração de sua ideia inicial no decorrer da pintura, por exemplo”, explica.
Os estudos em e sobre arte obedecem a métodos específicos, assim como as pesquisas científicas. Mas, como aponta Luana, a metodologia varia conforme o projeto. A pesquisa sobre arte segue regras mais rígidas de investigação, parecidas às científicas, enquanto a pesquisa em arte pode misturar bases incoerentes e não chegar a um resultado objetivo, para a professora.
“A arte não busca provar nada, ela ilumina uma verdade mais profunda e visceral do ser humano, acessa lugares mais secretos de nossas buscas por sentido, mas não necessariamente traz respostas a nossas angústias”, complementa a professora de Música da UFPR Silvana Scarinci.
Para Roseane Yampolschi, também professora de Música da Universidade, a metodologia em arte, em seus trabalhos artísticos, se dá de maneira orgânica. Deste modo, segundo Roseane, as metodologias em arte também podem ser compreendidas como “formas mais intuitivas de elaborar o material, em que ideias, elementos de estruturação, formas de dar sentido à obra emergem aos poucos”.
Explicação:
Arte e ciência se encontram na humanidade. Não existe uma humanidade sem a ciência e muito menos sem a arte, pois ambas são maneiras de explicar o mundo e a existência humana, além de produzirem conhecimento sobre a realidade”. Como esclarece a professora do Departamento de Artes e vice-diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Stephanie Dahn Batista, existem mais semelhanças entre arte e ciência do que normalmente se pensa. Uma delas: ambas são produzidas na Universidade.
Existem diferentes vertentes de produção e de estudos artísticos na academia, como nas áreas de Música e Artes Visuais. Na UFPR isso também acontece. Diferente de um artista independente, os universitários devem embasar seu trabalho em um fundamento teórico e em um método. Neste Dia Mundial da Arte, conheça mais sobre a produção artística na Universidade e o que dizem artistas-pesquisadores acerca da relação entre arte e ciência.