Artes, perguntado por fabiolagauto, 2 meses atrás

Figura: A mão de Deus, c. 1898. Auguste Rodin. (Mármore; altura 92,9 cm; Museu Rodin, Paris).
Fonte: https://www.meisterdrucket

“O grande escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) nasceu no mesmo ano de Monet. Como era um ardente estudioso da estatuária clássica e de Miguel Ângelo, não houve necessariamente um conflito fundamental entre ele e a arte tradicional. De fato, Rodin logo se tornou um mestre consagrado e gozou de celebridade pública como um artista tão grande, senão maior, quanto qualquer outro do seu tempo. Contudo, mesmo as suas obras foram alvo de violentas controvérsias entre os críticos e frequentemente consideradas lado a lado com as dos rebeldes impressionistas. Tal como os impressionistas, Rodin desprezava o aspecto externo de “acabamento”. Tal como eles, preferia deixar algo para a imaginação do espectador. Por vezes, deixava até parte da pedra em bruto para dar a impressão de que a sua figura estava emergindo e ganhando forma naquele preciso momento. Para o grande público, isso parecia uma irritante excentricidade, quando não pura preguiça. As objeções eram as mesmas que haviam sido levantadas contra Tintoretto. Para o público em geral, perfeição artística ainda significava que tudo devia ser benfeito, bem-arrematado e polido. Ao desprezar essas convenções mesquinhas para expressar a sua visão do ato divino da Criação, Rodin ajudou a afirmar o que Rembrandt proclamara ser seu direito: considerar a obra terminada assim que atingisse sua finalidade artística. Como ninguém podia dizer que o seu procedimento resultava de ignorância, a influência de Rodin contribuiu muito para facilitar a aceitação do impressionismo fora do exíguo círculo de seus admiradores na França.”
Fonte: GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019, pg. 498.

Sobre Rodin e o impressionismo, analise as assertivas abaixo:

I. O impressionismo é na verdade um dos movimentos que antecedem o Modernismo. Apesar de Rodin ser normalmente rotulado como impressionista, esta rotulação é mais complexa do que aparenta. Isso porque as características que permeiam o movimento impressionista são mais facilmente perceptíveis no campo da pintura do que da escultura.
II. Na pintura, os impressionistas são identificados como aqueles artistas que elegeram como foco a representação de um fragmento da realidade: a luz. Mesmo dentro da pintura não existe uma homogeneidade entre as obras deste período, pois cada indivíduo aplicava suas próprias sensações à produção artística, ao invés de existir um fator coletivo que norteasse todos os artistas da época.
III. Indo contra a lógica impressionista, Rodin estava menos preocupado com a captação da luz através da sua escultura e mais com a representação do movimento. Suas tentativas de representação do movimento inclusive eram opostas à conduta dos impressionistas de valorização das questões ópticas envolvidas na captação das imagens. É por este motivo que em muitos aspectos Rodin é entendido como um escultor realista.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por dudasantosoficial38
1

Resposta:

apenas a l e ll

alternativa 3

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