História, perguntado por analuzanatta13, 10 meses atrás

(Fgvrj 2020) Em 25 de agosto de 1961, a sociedade brasileira foi surpreendida com a renúncia do então presidente Jânio Quadros, empossado em janeiro do mesmo ano. A respeito da renúncia do presidente e dos seus desdobramentos,

1- Explique as contradições políticas de seu governo;

2- Aponte os desdobramentos imediatos da renúncia;

2- Explique a solução adotada para o impasse político criado.

Soluções para a tarefa

Respondido por MuriloTeles10
40

Resposta:

1- as contradições e a falta de um claro posicionamento político fizeram com que o mandato de Jânio Quadros fosse tomado por situações nebulosas.

2- Com sua renúncia abriu-se uma crise, pois os ministros militares vetavam o nome de Goulart.

3- Ranieri Mazzilli envia o manifesto dos militares ao Congresso, que forma uma comissão mista de 6 senadores e 6 deputados para buscar uma saída ao impasse.Espero ter ajudado


analuzanatta13: Muito obrigada! :)
MuriloTeles10: Você ira me ajudar muito se colocar a minha resposta como "Melhor Resposta" Mais se n quiser não tem problema :)
Respondido por EduardoPLopes
6

1 - As contradições se ligavam ao fato de Jânio representar uma oposição ao que seria o principal movimento de esquerda no Brasil (o Trabalhismo de João Goulart) e ao mesmo tempo condecorar Che Guevara e fazer menções de aproximação ao bloco socialista.

2  - Os desdobramentos imediatos foram os setores mais conservadores da sociedade brasileira exigindo novas eleições (e não a tomada de posse pelo vice, o que seria o correto de acordo com a Constituição) e os movimentos em defesa da Constituição.

3 - Para solucionar isto adotou-se o Parlamentarismo como modelo político no Brasil de então, de modo que João Goulart tomou posse, mas com poderes limitados.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/2697676

Anexos:
Perguntas interessantes