(FGV) “... com a subida de Gorbatchov ao poder, em 1985, a União Soviética iniciou a renovação de seus quadros dirigentes e pôs em prática a reformulação da legislação eleitoral, da administração popular e da economia..."
Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost:
a) um ousado plano de reestruturação da política e da economia que reduziu a participação soviética em conflitos fora da Europa.
b) uma doutrina da "soberania limitada" que previa a existência de governos coniventes com o monopólio de Moscou.
c) uma política de abertura, traduzida na campanha contra a corrupção e ineficácia administrativa, maior liberdade política, econômica e cultural.
d) uma forma mais liberal de comunismo que incluía a ampliação das liberdades sindicais e individuais na Rússia e excluía das mudanças os Estados satélites.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: C
Explicação:
Quando Gorbatchov subiu ao poder em 1985, na União Soviética, ele propôs a adoção da Glasnost. O objetivo da Glasnost era o de trazer transparência política para a União Soviética, que aconteceria através da diminuição da burocracia com um Estado menos interventor realizando maiores aberturas.
A alternativa (c) descreve corretamente as características da Glasnost.
O processo de reforma que teoricamente seria produzido pela Glasnost e também pela Perestroika (reestruturação), resolveria a crise econômica que a União Soviética enfrentava desde os anos 1980.
Apesar das tentativas de reformas econômicas e políticas propostas por Gorbachov, a União Soviética entraria em colapso e chegaria ao fim no ano de 1991, marcando o fim da Guerra Fria.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/26101590