(FGV-2009- adaptada) Leia com atenção o conto de Clarice Lispector: Não soltar cavalos Como em tudo, no escrever também tenho uma espécie de receio de ir longe demais. Que será isso? Por quê? Retenho-me, como se retivesse as rédeas de um cavalo que poderia galopar e me levar Deus sabe onde. Eu me guardo. Por que e para quê? Para o que estou eu me poupando? Eu já tive clara consciência disso quando uma vez escrevi: "é preciso não ter medo de criar". Por que o medo? Medo de conhecer os limites de minha capacidade? Ou medo do aprendiz de feiticeiro que não sabia como parar? Quem sabe, assim como uma mulher que se guarda intocada para dar-se um dia ao amor, talvez eu queira morrer toda inteira para que Deus me tenha toda. A frase final do texto está redigida em 3. ª pessoa do singular (uma mulher) e 1. ª pessoa do singular (eu). Alternando ambas as ocorrências para o plural, obtém-se: a) Quem sabe, assim como mulheres que se guarda intocadas para darem-se um dia ao amor, talvez nós queremos morrer todas inteiras para que Deus nos tenha toda. B) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocadas para darem-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrer todas inteiras para que Deus nos tenha todas. C) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocada para dar-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrer inteiras para que Deus nos tenham todas. D) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocada para darem-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrermos inteiras para que Deus nos tenham todas. E) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocadas para dar-se um dia ao amor, talvez nós queremos morrer toda inteira para que Deus nos tenha toda
Soluções para a tarefa
A reescrita da frase final no plural está corretamente indicada em:
B) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocadas para darem-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrer todas inteiras para que Deus nos tenha todas.
Concordância verbal e nominal
O que precisamos fazer é reescrever a frase indicada na 3ª pessoa do plural (mulheres) e na 1ª pessoa do plural (nós).
Na primeira parte, o verbo "guarda" deve ir para o plural para concordar com o sujeito "mulheres". O mesmo ocorrerá com o verbo "dar", que deve ser flexionado no infinitivo pessoal. O adjetivo "intocada" também irá para o plural para seguir a regra de concordância nominal. Logo, ficará assim:
"[...] mulheres que se guardam intocadas para darem-se [...]".
Na segunda parte, o verbo "queira" será flexionado na 1ª pessoa do plural para concordar com "nós". O plural também ocorrerá nos pronomes e adjetivos.
"talvez nós queiramos morrer todas inteiras para que Deus nos tenha todas."
Mais sobre concordância verbal e nominal em:
https://brainly.com.br/tarefa/1110691
https://brainly.com.br/tarefa/5354526
#SPJ4