Geografia, perguntado por erikats10ouvtuc, 11 meses atrás

(FGV 2009) “[A Década Perdida] pode ser a década de 1980, mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982, com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seria os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político. ” (FRANCO, Gustavo. A década perdida e a das reformas. JB, 30/01/2000)
O sofrimento no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere são:
a) os altos índices de inflação que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.
b) O descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.
c) A sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.
d) A escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.
e) A estagnação da economia do país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da década.

Soluções para a tarefa

Respondido por juscelino765
108

Resposta:

Resposta correta: letra B) O descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.

Explicação:

Alternativa correta B. A década de 80, conhecida como “década perdida”, foi um período de grandes expectativas e muitas decepções no cenário político-econômico do Brasil. Dentro dos processos de abertura do regime ditatorial, que culminaria com o retorno da democracia, e de reforma econômica, pode-se dizer que o Brasil colecionou fracasso atrás de fracasso. Politicamente, a Emenda Dante de Oliveira, defendida pelo movimento Diretas Já, que exigia o voto direto para eleição do novo presidente, fora derrotada; além disso, Tancredo Neves, eleito por um Colégio Eleitoral, acabou falecendo antes de assumir a presidência. Economicamente, o país passaria por sucessivas crises, com altos índices de inflação, desemprego e recessão, sem que as diversas reformas propostas tivessem qualquer resultado positivo. Tal situação, como aponta o texto citado pela questão, iria começar a se alterar apenas no início da década de 90, quando temos um processo de estabilização da política brasileira (cuja última anomalia havia sido o impedimento de Fernando Collor de Melo) e de sua economia, alcançado por meio do Plano Real, durante o governo de Itamar Franco.

Respondido por LuizinhoGG
38

Resposta:

B

Explicação:

_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-CONFIA

Perguntas interessantes