Artes, perguntado por ozieljc52, 6 meses atrás

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS

O Festival Folclórico de Parintins, que ocorre anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, desde 1965, é uma manifestação popular que reúne milhares de turistas a cada ano.
“O festival dos Bois-Bumbás realiza-se anualmente na cidade de Parintins, situada na ilha Tupinambarana, na região do Médio Rio Amazonas [...]. Conta a tradição que o primeiro boi, o Garantido - o boi branco, cujas cores emblemáticas são o vermelho e o branco - foi criado em 1913 e logo seguiu-se a criação do outro boi, o Caprichoso - o boi preto, cujas cores emblemáticas são o azul e o branco. Outros bois são lembrados, mas apenas esses dois vingaram, catalisando as afeições dos cidadãos e estabelecendo entre si a forte rivalidade que anima o festival. Um componente notável das apresentações é a participação das galeras.
Os assentos destinados a elas são gratuitos e correspondem a 80% do espaço disponível. De suas respectivas metades, as galeras - um quesito de julgamento - saúdam o seu boi, cantando, dançando e produzindo muitos efeitos especiais. Na hora do espetáculo do oponente, a galera contrária permanece sentada, em silêncio profundo (ela perderia pontos importantes se prejudicasse o rival). [...]
Afora a galera (que já está lá aguardando a entrada de seu boi desde muito cedo [...]), o apresentador (o primeiro a entrar em cena), o levantador de toadas (o segundo a entrar em cena) seguido pelas orquestras de percussão (batucada no Garantido ou marujada no Caprichoso), não há ordem fixa para a entrada dos demais personagens. Toadas diversas acompanham os diferentes momentos cênicos, e a apresentação conclui-se sempre com uma sequência dramática denominada ritual.
Para além disso, as demais cenas, incluindo a entrada na arena do boi-artefato [...] cercado pelo conjunto dos personagens alusivos à lenda da morte e ressurreição do boi - Pai Francisco, Mãe Catirina, Amo do Boi, sinhazinha da fazenda – são livremente encadeadas. Os personagens individuais - a Cunhã Poranga (“moça bonita" em tupi), a sinhazinha da fazenda, o boi, a rainha do folclore e o pajé - geralmente entram em cena trazidos por alegorias e acompanhados por toadas específicas. Sua aparição é sempre saudada com foguetório e sofisticados efeitos especiais. Alguns elementos, como os maravilhosos tuxauas, cujas fantasias são em si mesmas pequenas alegorias, adentram a arena, desfilam e se vão. A maior parte dos brincantes, entretanto, permanece na arena, especialmente as tribos masculinas e femininas, grupos de jovens com fantasias de inspiração indígena que, com coreografias definidas, gradualmente preenchem a arena, ocupando integralmente o espaço disponível com o seu boi. Quando a arena está cheia, começa o ritual, o apogeu da apresentação que geralmente encena uma lenda de fundo indígena e corresponde à principal atuação do pajé, sempre um extraordinário bailarino. Depois disso, todo o grupo, movimentando-se em círculos, retira-se da arena, cedendo a vez ao boi contrário. Tudo recomeça nas noites seguintes."

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Brincando de boi: antropologia dos Hobro probida A14 do Pondelos de traverso Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 10 de fevereiro de 1990Bois-Bumbá de Parintins, Amazonas. Ciência Hoje, v. 40, p. 19-24, ago. 2007



QUESTÕES

1. Identifique no texto características da cultura popular estudadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por alinemara2508
4

Resposta:

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

Perguntas interessantes