FESTAS POPULARES: Nosso país é uma mistura de diferentes tradições: indígena, africana, portuguesa e muitas outras. Tudo isso junto não poderia deixar de resultar em uma vasta riqueza cultural. As festas populares, por exemplo, fazem parte de nosso patrimônio cultural. Com muita música, roupas típicas e adereços, elas costumam ser bastante animadas. Por isso, atraem cada vez mais admiradores, estando acima de qualquer tipo de desigualdade social e étnica. Delas, participam, mulatos, negros, pobres e ricos. Por meio de tais festas, o povo pode expressar sua história e memória nas mais diferentes regiões do país. Algumas das festas mais populares do Brasil são a Folia de Reis, as Festas Juninas e o Bumba- meu- boi. FOLIA DE REIS: A Folia de Reis também é conhecida como Reisado. Essa festa é uma homenagem aos três reis magos que, segundo algumas crenças religiosas, visitaram o menino Jesus. Tal festejo costuma ocorrer entre a época de Natal e o Dia de Reis ( 6 de janeiro ) em várias regiões do país. Nessa festa, os foliões cantam e dançam músicas folclóricas fantasiados com roupas coloridas, enfeites, fitas e coroas. Os participantes aproveitam também para visitar diferentes casas pedindo prendas e doações. FESTA JUNINA: Com muita animação, as tradições Festas Juninas acontecem no mês de junho e são dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro. Essas festas são bastante alegres e contagiam muitas pessoas, sendo apresentadas em escolas, praças, ruas e clubes. Há fartura de comidas e bebidas típicas que dão água na boca, como batata- doce, pinhão, pé- de- moleque, pipoca, canjica, quentão, paçoca, doce de abóbora, bolo de fubá, milho cozido, etc. Além disso, muitas brincadeiras, correio elegante, fogueiras, casamento caipira e danças fazem parte dos festejos. BUMBA- MEU – BOI: O Bumba – Meu – Boi é uma das festas folclóricas mais conhecidas no país. A origem dela pode ser relacionada às histórias do ciclo do gado, nos séculos XVII e XVIII, quando a atividade pecuária era predominante no Brasil. O Bumba- Meu – Boi mais famoso do Brasil é o do Maranhão. Essa festa, no entanto, existe em diferentes regiões de nosso país, sendo chamada de diferentes nomes: Boi- de – Mamão ( Santa Catarina), Boi – Bumbá ( Amazonas ), Bumba de Reis ( Espírito Santo ), Boizinho ( Rio Grande do Sul) e outros. Apesar de apresentar diferenças de uma região para outra, a história do boi é sempre a mesma: o animal é morto e depois ressuscita, o que é celebrado por todos os participantes. O que muda são os personagens, os instrumentos, a música, o ritmo. São estilos diferentes de comemorar a festa, o que enriquece ainda nosso folclore. A) Os textos que você leu defendem opiniões, fornecem informações ou narram fatos? B) Onde é mais comum encontramos esse tipo de texto: em revistas de histórias, internet, livros sobre folclore, enciclopédias . C) A linguagem empregada nesses textos é predominantemente pessoal, subjetiva, ou impessoal, objetiva?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana.
É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, quase todos falam a mesma língua (o Português Brasileiro, além de muitas outras, principalmente indígenas) e a maioria é cristã, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.
As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa (antes da chegada dos portugueses aqui era falado tupi-guarani). É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana.
Explicação: