Português, perguntado por stefanebruno9554, 11 meses atrás

Ferreira Gullar, no último parágrafo, ressalta duas importantes temáticas do Modernismo, produzidas notadamente por poetas da metrópole. Uma temática refletia a participação, as efusões de revolta e solidariedade; outra, um recolhimento à intimidade, uma atenção ao lado obscuro e silencioso da vida. Assinale a passagem em que o eu-lírico apresenta as duas temáticas interligadas. (A) Tempos e tempos passaram Por sobre teu ser. Da era cristã de 1500 Até estes tempos severos de hoje, Quem foi que formou de novo teu ventre, Teus olhos, tua alma? Te vendo, medito: Foi negro, foi índio ou foi cristão? (B) Os homens não melhoraram E matam-se como percevejos. Os percevejos heróicos renascem. Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado. E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio. (Desconfio que escrevi um poema) (C) Se a ilusão de minh’alma foi mentida E, leviana, da árvore da vida, As flores desbotei... Se por sonhos do amor de uma donzela Imolei meu porvir e o ser por ela Em prantos esgotei... (D) Faz frio. Há bruma. Agosto vai em meio. E eu iria jurar, bendito engano, Que a primavera veio Antes do tempo, este ano. Vi-te: sobre o nublado céu de agosto Nem os jardins começam a brotar, Mas há rosas no teu rosto E azul, azul de céu, no teu olhar. (E) Um mundo de vapores no ar flutua... Como uma informe nódoa, avulta e cresce A sombra à proporção que a luz recua... A natureza apática esmaece... Pouco a pouco, entre as árvores, a lua Surge trêmula, trêmula... Anoitece.

#UFF

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

O trecho onde há evidente representação das características modernistas de Ferreira Gullar compreende: letra (B) Os homens não melhoraram E matam-se como percevejos. Os percevejos heróicos renascem. Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado. E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio. (Desconfio que escrevi um poema).

Ferreira Gullar apresenta seu ponto de vista acerca da velocidade com que os elementos ocorrem diante do cenário urbano e moderno, identificando barulhos de motores de automóveis, a velocidade dos ciclos da vida e o incômodo que gera a gasolina de carros.

Ferreira Gullar é considerado um dos maiores poetas do modernismo e ficou conhecido pelo tom irônico presente em muitos de seus poemas, além de denunciar elementos e práticas sociais.

Perguntas interessantes