Fernando Henrique Cardoso, cientista político e ex-presidente do Brasil, ao tratar sobre a teoria da dependência,ressalta que:
Do ponto de vista econômico, um sistema é dependente quando a acumulação e a expansão de capital não podem encontrar seu componente dinâmico essencial no interior do sistema. Nas economias capitalistas, o componente central para o movimento de expansão é a capacidade de ampliara escala de capital. Isso não se realiza sem a criação de novas tecnologias e expansão contínua da produção de “bens de capital”, isto é, maquinaria e equipamento, que permitem o crescimento da expansão empresarial e acumulação de capital. Além disso, a expansão de uma economia capitalista requer apoio financeiro através de um sólido sistema bancário. É claro que nem todas as economias capitalistas apresentam tal capacidade. Algumas delas têm de buscar a complementaridade necessária em escala mundial, a fim de continuar sua marcha de crescimento econômico.
CARDOSO, F. H.; FALETTO, E. Repensando dependência e desenvolvimento na América Latina. In: SORJ, B. et al. (Org.).Economia e movimentos sociais na América Latina [on-line]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2008. p. 4-20.
Com base na análise do texto e nos seus conhecimentos a respeito da situação da América Latina e da teoria da dependência, podemos afirmar que:
A
A maioria dos países da América Latina superou a dependência econômica ao conquistar a independência política em relação às suas metrópoles.
B
Ainda que sejam dependentes em termos econômicos, os países da América Latina já possuem independência tecnológica.
C
Contrariando a quebra proposta pela teoria da dependência, os países latino-americanos ainda dependem das relações comerciais em escala mundial.
D
A dependência é causada pelos baixos indicadores sociais dos países latino-americanos.
E
O texto retrata a realidade vivida por países desenvolvidos, já que países emergentes e subdesenvolvidos, realidade da América Latina, não podem ser considerados capitalistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
Explicação:
Os países latino-americanos são dependentes de países desenvolvidos, ainda que em níveis diferentes
A resposta correta é a alternativa "C", pois os países latino-americanos ainda dependem das relações comerciais em escala mundial. Sendo assim, a economia dos países da América Latina depende de investimentos financeiros em sua economia através de países desenvolvidos.
Como se caracteriza a teoria da dependência?
Durante diversos estudos realizados nos últimos séculos, ficou evidenciado, conforme a teoria da dependência, que os países da América Latina não conseguiam se desenvolver sozinhos. Esses países conseguem realizar as suas produções, mas dependem dos desenvolvidos para conseguirem exportar seus produtos e gerar riqueza local.
Saiba mais sobre teoria da dependência: brainly.com.br/tarefa/24705632
#SPJ2