Fernando desenhou em um plano cartesiano a posição de algumas casas que se localizam dentro de sua fazenda. Ele localizou nesse mesmo plano cartesiano um poço P que fica exatamente na metade do caminho entre a casa J, de coordenada (1, 1), e a casa K, de coordenada (4, 5). De acordo com o plano cartesiano que Fernando desenhou, qual é a distância, em metros, que cada uma das famílias que ocupam essas duas casas percorre até o poço?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pra iniciar, devemos lembrar do formato das informações da coordenadas no plano cartesiano.
P = (x,y)
x = valor no gráfico das abcissas (horizontal)
y = valor no gráfico das ordenadas (vertical)
Portanto, definimos onde estão os pontos que queremos, no caso a localização das cidades, e em seguida traçamos uma reta entre esses dois pontos para definirmos a distância D entre as duas cidades.
Feita a reta, a partir dela traçamos duas outras retas formando um ângulo de 90º entre elas, formando assim um triângulo retângulo (que é o triângulo que apresenta um ângulo de 90º e no qual podemos aplicar o teorema de Pitágoras, que logo na frente irei explicar).
Em seguida, iremos definir quanto mede cada reta formada, ou seja, cada lado do triângulo.
→Começando pelo eixo das abcissas (eixo X):
J (8;3)
K (-4;8)
⇒Usaremos apenas os valores x das coordenadas.
⇒ Para calcular a distância a entre os dois pontos, deve-se fazer a subtração do menor valor (valor mais à esquerda) pelo maior (mais à direita). Nesse caso, o valor x de J é maior que o de K.
⇒ a = 8 - (-4)
a = 8 + 4
a = 12 u
→ Agora o eixo das ordenadas (eixo Y):
J (8;3)
K (-4;8)
⇒ Usaremos agora apenas os valores y das coordenadas;
⇒ Para calcular a distância b entre esses dois pontos, fazemos uma subtração do menor valor (valor mais abaixo) pelo maior (mais acima). Nesse caso, o valor y de K é maior que o de J.
⇒ b = 8 - 3
b = 5 u
Agora, tendo os valores de a e b, podemos calcular D, já que os valores a e b são as medidas dos dois outros lados do triângulo retângulo.
Para calcular o valor D, usaremos o teorema de Pitágoras, que diz que: o quadrado da hipotenusa (maior lado do triângulo retângulo, que é oposto ao ângulo reto) é igual á soma do quadrado dos catetos.
Então:
D² = a² + b²
D² = 12² + 5²
D² = 144 + 25
D² = 169
D = √169
D = +/- 13
Como não existe medida de distância negativa, então concluímos que:
D = 13 u