Fernando de Azevedo, assim como Rui Barbosa, foi um dos principais personagens na luta contra as dificuldades legais, estruturais e pedagógicas que caracterizavam a educação brasileira desde a Proclamação da República. Em seu relato autobiográfico (AZEVEDO, 1971), conta que atuou como jornalista e professor em um Ginásio de Belo Horizonte. Ao passear nos seus primeiros dias de trabalho no Ginásio, verificou a existência de uma sala de ginástica que ficava sempre fechada. Ora, o fato de não ser usada já era um indicativo do desprestígio da educação física. Ao conseguir a chave, entrou na tal sala e verificou que nela havia apenas “espadas e fuzis”.
JUNIOR, Carlos Herold. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o que representava as espadas e os fuzis na sala de ginástica, avalie as afirmações a seguir.
I. A presença de tais objetos na sala de ginástica, nos permiti a inferência de que a “ginástica” ali praticada era apenas de cunho militar.
II. É fundamental convencer muitos setores sobre a importância da educação física para a sociedade brasileira, advertindo sobre os perigos de não se considerar esse valor.
III. Trata-se de um paradigma que cruzou diferentes gerações com relativa estabilidade (resguardados pequenos ajustes) e que não estão mais presentes em nossas escolas.
IV. É importante reparar que a reflexão pedagógica de Fernando de Azevedo busca convencer o leitor de que a prática ginástica não produzia efeitos benéficos para a nossa saúde.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
bsmbruno76:
??
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: pag: 88
Explicação:
Apenas a 1.
Permitindo a inferência de que a “ginástica” ali praticada era apenas
de cunho militar.
Perguntas interessantes