Felizmente poucos refinamentos intelectuais foramnecessários para se fazer a Revolução Industrial.Suas invenções técnicas foram bastante modestas, esob hipótese alguma estavam além de artesãos quetrabalhavam em suas oficinas ou das capacidadesconstrutivas de carpinteiros, moleiros e serralheiros: alançadeira, o tear, a fiadeira automática. Nem mesmoa máquina a vapor rotativa de James Watt (1784)necessitava de mais conhecimentos de física do que osdisponíveis então há quase um século.De acordo com historiadores como Eric Hobsbawn, aRevolução Industrial eclodiu na Inglaterra ao final doséculo XVIII devido à existência, naquela nação, decondições políticas, sociais e econômicas adequadas.A respeito de tais condições, avalie as afirmações abaixo.I. A acumulação primitiva de capitais, fenômeno queocorre entre os séculos XVI e XVIII, foi fundamentalpara as grandes transformações econômicas daRevolução Industrial na Inglaterra, ao mobilizaro excedente de capital necessário para financiara grande transformação socioeconômica daRevolução Industrial.II. Novas técnicas de produção agrícola permitiramo aumento da produção, da produtividadee racionalização do trabalho no campo. Esteprocesso, além de liberar mão de obra para osetor industrial, tornou possível alimentar umapopulação não agrícola em rápido crescimento.III. A superioridade tecnológica e científica inglesa —motivada pelo avanço das ciências naturais esociais — em relação aos demais potenciaisEstados competidores foi o ponto fundamental daRevolução Industrial na Inglaterra.IV. A divisão do poder político e a constituição deum Estado liberal aprofundou na Inglaterra odesenvolvimento de uma ética burguesa, quepregava o desenvolvimento econômico e aobtenção do lucro.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
A alternativa correta é a letra d) (As assertivas I, II e IV são as corretas).
Fruto da revolução comercial nos séculos anteriores, assim como outros fatores, como a existência de um Estado com tendências liberais que cobrava menos impostos e estimulava o empreendedorismo, foi a acumulação de capital pela classe burguesa.
Esse capital excedente, acabou sendo drenado para o desenvolvimento de novas tecnologias, que levaram à revolução industrial e à explosão de produção no século XIX.
Respondido por
2
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás