Ed. Moral, perguntado por giovaneschiavi7719, 11 meses atrás

Félix Guattari, em seu livro As três Ecologias, alerta para as consequências daquilo que ele considera como o império de um mercado mundial que lamina os sistemas particulares de valor, que coloca:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1
Olá, tudo bem?

Você esqueceu de fornecer as alternativas, são elas:

A - Num mesmo plano de divergência os bens materiais, os bens culturais, as áreas naturais.
B -  Em planos diferentes de equivalência os bens materiais, os bens culturais, as áreas naturais.
C -  Em planos diferentes de divergência os bens materiais, os bens culturais, as áreas naturais.
D -  Amor e felicidade em planos diferentes.
E - N
um mesmo plano de equivalência os bens materiais, os bens culturais, as áreas naturais.

A alternativa correta é a E. A crítica de Guattari em seu livro é a de que o mercado mundial considera que uma floresta é tão importante quanto uma fábrica de automóveis, de modo que, havendo interesse econômico, a fábrica de automóveis rapidamente se torna mais interessante que a floresta.

Com isto, Guattari quer dizer que a preocupação com o meio-ambiente e o bem-estar do planeta, por assim dizer, não são considerados como itens de ordem superior, itens mais importantes, que os bens materiais ou que os bens culturais. Tal comportamento é, na verdade, um comportamento suicida, pois levaria o habitat natural dos seres humanos ao esgotamento, fato que acabaria com a vida.

Para além das consequências ambientais, este tipo de pensamento, que coloca os bens materiais como sendo tão importantes quanto os culturais, de acordo com Guattari invariavelmente conduziram ao retorno de todos os maiores perigos: fanatismo religioso, racismo, opressão e perseguição.
Perguntas interessantes