Direito, perguntado por ronaldoduraes64371, 5 meses atrás

Félix e Joaquim são proprietários de casas vizinhas há cinco anos e, de comum acordo, haviam regularmente delimitado as suas propriedades pela instalação de uma singela cerca viva. Recentemente, Félix adquiriu um cachorro e, por essa razão, o seu vizinho, Joaquim, solicitou-lhe que substituísse a cerca viva por um tapume que impedisse a entrada do cachorro em sua propriedade. Surpreso, Félix negou-se a atender ao pedido do vizinho, argumentando que o seu cachorro era adestrado e inofensivo e, por isso, jamais lhe causaria qualquer dano.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
0

De acordo com o texto, podemos afirmar que Joaquim é pode realizar a solicitação para que Félix realize a instalação do tapume, para impedir que o animal entre em sua propriedade. A partir deste momento Félix tem o dever de assumir integralmente os gastos de instalação do tapume. Sendo assim, a alternativa correta a B.

Compreendendo o caso

Por mais que o cachorro seja adestrado e inofensivo, o animal pode acabar invadindo a propriedade sem consentimento do dono da propriedade. É essencial que o dono do cachorro respeite as limitações da residência do outro homem, de acordo com o artigo 1.297 do direito de vizinhança:

  • § 3: "A construção de tapumes especiais para impedir a passagem de animais de pequeno porte, ou para outro fim, pode ser exigida de quem provocou a necessidade deles, pelo proprietário, que não está obrigado a concorrer para as despesas."

A sua pergunta está incompleta, mas provavelmente as opções são:

  • A) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse na sua propriedade, contanto que arque com metade das despesas de instalação, cabendo a Félix arcar com a outra parte das despesas.

  • B) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar integralmente com as despesas de instalação.

  • C) não poderá exigir que Félix instale o tapume, uma vez que a cerca viva fora instalada de comum acordo e demarca corretamente os limites de ambas as propriedades, cumprindo, pois, com a sua função, bem como não há indícios de que o cachorro possa vir a lhe causar danos.

  • D) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar com as despesas de instalação, deduzindo-se desse montante metade do valor, devidamente corrigido, correspondente à cerca viva inicialmente instalada por ambos os vizinhos.

Aprenda sobre crimes de vizinhança em https://brainly.com.br/tarefa/22479026

#SPJ4

Perguntas interessantes