(FCC - adaptada) Leia o texto.
Os juízos são analíticos quando a ligação do predicado com o sujeito neles é pensada como identidade; mas devem chamar-se juízos sintéticos aqueles em que esta ligação é pensada sem identidade. Poder-se-ia também chamar aos primeiros explicativos, aos outros extensivos, pois os primeiros não acrescentam nada ao conceito do sujeito por meio do predicado.
Kant
É exemplo de juízo analítico:
Escolha uma:
a. Todo homem é mortal.
b. Gosto de vinho.
c. Corpos têm extensão.
d. Sócrates é filósofo.
e. Chove torrencialmente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
As alternativas B, D e E são evidentemente falsas, de modo que podemos descartá-las com facilidade: a alternativa B é falsa pois há a adição de uma informação, a D é falsa pois adiciona uma informação que não é essencial à Sócrates e a alternativa E é falsa pois descreve o modo (e, portando, adiciona uma informação) como chove.
As alternativas A e C podem ser consideradas verdadeiras e a respeito dela discutirão os filósofos a depender da escola de pensamento à qual pertencem.
A mortalidade é considerada por muitos como parte da condição humana, de modo que não acrescento informação nenhuma quando digo que sou mortal, enquanto que o fato de possuir extensão é parte da essencial da ideia de corpos, de modo que também não acrescento nenhuma informação ao afirmar isto - é impossível imaginar um corpo sem extensão ou, pior ainda, uma extensão não-corpórea.
Como é possível imaginar a mortalidade desassociada da humanidade e não é possível desassociar a extensão da corporeidade, devemos admitir, se forçados a escolher apenas uma alternativa, que é correta a alternativa C.
As alternativas A e C podem ser consideradas verdadeiras e a respeito dela discutirão os filósofos a depender da escola de pensamento à qual pertencem.
A mortalidade é considerada por muitos como parte da condição humana, de modo que não acrescento informação nenhuma quando digo que sou mortal, enquanto que o fato de possuir extensão é parte da essencial da ideia de corpos, de modo que também não acrescento nenhuma informação ao afirmar isto - é impossível imaginar um corpo sem extensão ou, pior ainda, uma extensão não-corpórea.
Como é possível imaginar a mortalidade desassociada da humanidade e não é possível desassociar a extensão da corporeidade, devemos admitir, se forçados a escolher apenas uma alternativa, que é correta a alternativa C.
Perguntas interessantes
Sociologia,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás