Fazer uma redação sobre " O problema do emprego no Brasil " em 1° pessoa
20 linhas
4 parágrafos
Soluções para a tarefa
Uma das principais consequências da crise econômica que atingiu o Brasil entre 2014 e 2016 foi o aumento do desemprego.
A diminuição dos investimentos fez com que as empresas produzissem menos e demitissem funcionários que, por sua vez, reduziram o consumo em um ciclo de encolhimento da economia que está entre os mais graves da história do país. Junto com uma retração que chegou a ser de 8% do PIB (Produto Interno Bruto) comparando ao início da crise, veio o aumento da taxa de desocupação.
Entre o primeiro trimestre de 2014 e o mesmo período de 2017, a taxa de desocupação passou de 7,2% para 13,7%. Isso significa que mais que dobrou o número de pessoas em busca de trabalho, que foi de 6,7 milhões para 14,1 milhões. Segundo o Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos) da Fundação Getúlio Vargas, a recessão terminou no final de 2016. Mas um ano e meio depois, a situação do mercado de trabalho segue bastante pior do que o patamar dos anos anteriores à crise.
O dado oficial mais recente divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o Brasil tinha 13,2 milhões de pessoas desempregadas no trimestre entre março e maio de 2018 - o que significa uma taxa de desocupação de 12,7%.