fazer um resumo sobre os quilombos da Bahia, é pra amanhã, pfffvvv me ajudemm
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os quilombos eram locais de refúgio, mas também de resistência dos escravos contra a escravidão. Neles, os escravos plantavam e realizavam coletas de produtos das matas, como madeira e frutos, além de caçarem e criarem animais.Mais do que uma simples comunidade, o quilombo era formado em locais de difícil acesso. Tal medida visava impedir a recaptura dos escravos fugidos. ... O Quilombo dos Palmares, formado no início do século XVII, abrigava uma série de quilombos menores e constituía uma grande comunidade integrada por milhares de pessoas
Sábado, 6, foi dia de estreia no Aprovado. A série Quilombos da Bahia entrou no ar trazendo a cultura e o cotidiano das comunidades quilombolas, que ressignificam práticas ancestrais e se atualizam com o processo de urbanização. Em quatro episódios, nossa equipe mostra a organização social dessas localidades e como seus moradores enxergam a relação entre história, tradição e contexto atual. Para começar, conhecemos o Quilombo Alto do Tororó, na Avenida Suburbana.
A comunidade atualiza práticas tradicionais, a exemplo do bumba meu boi (Foto: Divulgação)
Formada no final do século 17, a comunidade é a união de grupos que constituíam as senzalas do período de escravidão. Com a abolição, concentraram-se na região onde hoje é o quilombo. Por essa razão, não é difícil encontrar pessoas com grau de parentesco por lá. É possível encontrar também atividades como capoeira, candomblé, dança afro, costura, tecelagem e bumba meu boi.
Na cultura quilombola, as mulheres são responsáveis por catar mariscos no mangue e prepará-los para os demais. “O tempero do quilombo somos nós, marisqueiras”, define Maria de Fátima, líder comunitária que fornece o fruto do mar para a Cozinha Comunitária Tempero do Quilombo. Semana que vem tem mais um episódio da série Quilombos da Bahia. Reveja a estreia.