fazer um resumo pfvr texto historica de como aconteceu o teatro brasileiro nos seculos xviii e xix urgenteeeeee
Soluções para a tarefa
A segunda metade do século XVIII significou, para o teatro brasileiro, o
aparecimento das primeiras casas de espetáculos, com a implantação de elencos
regulares, e de incipiente, mas bem caracterizada profissionalização. Recebeu
também a colónia lusitana na América, àquela época, a primeira visita de companhia europeia, a do ator português António José de Paula, que esteve no Rio de
Janeiro, retornando a Portugal em 1794. A diversificação de géneros, uma das
tónicas do teatro português de então, teve alguns reflexos no Brasil, ao menos
fazendo chegar até o Rio o teatro de bonecos, extremamente popular em Lisboa,
cedo testemunhado por viajantes estrangeiros na cidade brasileira.
O início do século viu amiudarem-se os espetáculos teatrais em solenidades
públicas, como já vinha acontecendo no anterior. Seis comédias foram encenadas
na Bahia em 1729 para celebrar o casamento do Príncipe do Brasil com a Infanta
de Castela, entre as quais Fineza contra fineza, de Calderón, e El desdén con el
desdén, de Moreto. Outros desposorios, os de Dona Maria, Princesa do Brasil,
com o Infante de Portugal, foram comemorados em 1760, em Santo Amaro da
Purificação, no Recôncavo baiano—e brilhantemente também em Salvador1—com
os funcionários da Justiça financiando a apresentação de uma "ópera da fábula
de Anfitrião" pelos alunos da classe do Padre João Pinheiro de Lemos. É de
admitir-se que esta "fábula" não foi senão a peça do mesmo tema de António
José da Silva, "o Judeu,"2
que teve algumas das suas obras encenadas no Brasil
do século XVIII, inclusive na Casa da Ópera do Padre Ventura,3
do Rio de
Janeiro, destruída em incêndio, em 1769. Em Vila Rica, em Diamantina, em
Cuiabá, em Mariana, no Recife, no Rio de Janeiro, no Maranhão, no Pará, e
certamente em outros pontos do país, espetáculos públicos semelhantes aconteceram, não somente na primeira parte, como por todo o curso do século.
Tornaram-se mais frequentes e melhor definidas as formas populares de representação e de espetáculos, após os primeiros passos ensaiados no século anterior.