Fazendo parte dos principais Instrumentos de políticas macroeconômicas, a Política fiscal se refere ao conjunto de ações e decisões relacionadas às despesas e receitas, atuando em diferentes esferas do setor público. Podemos dizer que essa política atua nos tributos e nos gastos do governo (receitas de impostos e taxas, rendas, dividendos e aluguéis;despesas de custeio,juros da dívida pública,obras e infra-estrutura) , que podem ser superavitários ou deficitários atuando de forma expansionista ou restritiva. Sabendo disso, podemos afirmar:
a) Que a política fiscal expansionista está associada ao aumento da carga tributária na economia.
b) São Políticas contracionista a isenção dos impostos e o aumento dos gastos públicos.
c) Complementam os instrumentos de política Fiscal as taxas de juros atuantes no mercado sobre as reservas bancárias, taxas de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias.
d) Uma forma de aumentar os investimentos em infra-estrutura é aumentando os gastos públicos. Em geral não precisam de outros mecanismos a não ser vontade política e bom senso.
e) Ao perceber a possibilidade de estimular a economia, o governo estabelece uma política expansionista com imediata redução da taxa básica de juros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta correta letra e
Explicação:
Resposta:
Letra E
Explicação:
Resposta correta
Uma política expansionista atua diretamente na redução da taxa de juros e no aumento dos gastos públicos. Seu propósito é estimular a economia atuando sobre a recessão e o desemprego. Uma das formas de estimular a economia é estabelecer uma política expansionista de redução de taxa de juros. Aumentar taxa de juros é extremamente nocivo à economia, pois atinge diretamente os investimentos, reduzindo a capacidade produtiva, desestimula o conumo,influenciam diretamente na taxa de câmbio, tornando as exportações e importações mais caras e aumentos os custos da dívida,o que influencia diretamente os investimentos públicos. As políticas fiscais expansionistas estão ligadas ao aumento dos gastos do governo, de modo a aumentar o consumo na economia e, por conseqüência, a produção nacional (PIB) e o emprego no país ou região. São feitas por meio do aumento dos gastos do governo e/ou da diminuição da carga tributária. Podemos dizer ainda que a política fiscal expansionista tem o objetivo de combater a recessão e o desemprego por que atua aumentando os gastos públicos e reduzindo os impostos. A política fiscal contracionista atua com o objetivo de combater o excesso de consumo e reduzir a inflação, faz isso reduzindo os gastos públicos e aumentando os impostos.Está a associada à estabilidade de curto prazo, aumentando a carga tributária o efeito é diminuir o consumo e a inflação.