fatores que interferem nas escolhas pessoais em relação às práticas de lazer?
Soluções para a tarefa
Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se das obrigações profissionais, familiares ou sociais (DUMAZEDIER, 1973).
Segundo Marcelino (2000) deve-se levar em conta que, se o conteúdo das atividades de lazer pode ser altamente “educativo”, também a forma como são desenvolvidas abre possibilidades “educativas” muito grandes, uma vez que o componente lúdico, do jogo, do brinquedo, do “faz-de-conta”, que permeia o lazer é uma espécie de denúncia da “realidade”, deixando clara a contradição entre obrigação e lazer.
Através da revisão literária tomamos conhecimentos sobre a dimensão e o poder de influencia do lazer na qualidade de vida do ser humano. Verificamos a distancia que existe entre o acesso ao lazer das pessoas ricas e das pessoas menos favorecidas economicamente. Como diz Melo (2003)“O lazer é muito importante e está diretamente ligado á saúde, á educação e a qualidade de vida”. Para Dumazedier (APUD MELO, 2003) o lazer não deve ser utilizado pelas instituições para tirar proveito para seus interesses particulares, pois o lazer é aquele momento em que o individuo não tem compromisso com nada, nem com ninguém. No entender de Melo (2003)o lazer e as manifestações culturais caminham juntos, porém a cultura erudita é algo complexo e tenso que seleciona as pessoas, já o esporte e o lazer são dois elementos culturais importantes para o ser humano.Ainda segundo o mesmo autor existem vários interesses na pratica do lazer tais como: interesses físicos, artísticos, manuais, intelectuais e sociais. As atividades relacionadas com o lazer possui características próprias, o que existe em comum entre esses diferentes tipos de atividades é que seus praticantes estão em busca do bem estar e não de uma profissionalização. Para Marcelino (2002), existem varias barreiras para a pratica do lazer tais como: fator econômico, faixa etária, violência, o mau planeamento urbano, a falta de estrutura da periferia. Ele reforça a importância da valorização do ambiente de lazer que nos cerca, é favorável a preservação, revitalização e a valorização dos locais em que temos acesso.
Espero ter ajudado!!!! ;-)