História, perguntado por danielyrayane13, 1 ano atrás

Fatores colaboraram para que o regime oligárquico entrasse em crise na década de 1920

Soluções para a tarefa

Respondido por isaramos225
1

no início dos anos 20 a rebeldia militar e a atuação da Reação Republicana que a ela se entrelaça, apresentam-se como a conjunção de dois movimentos que contestam as estruturas políticas básicas da Primeira República, de uma forma paralela e coincidente, porém originadas de reivindicações e conflitos distintos. De um lado a dignidade e honra das Forças Armadas enquanto guardiãs das instituições republicanas, ofendidas pelos "políticos" e "homens do poder". De outro as tensões regionais das oligarquias dominantes, ou seja, os protestos dos setores oligárquicos não-vinculados diretamente ao café, porém integralmente participantes das estruturas de poder típicas da Primeira República. Oligarquias dissidentes que utilizam em sua luta pelo poder uma insatisfação militar de caráter corporativo, aguçada por uma grande coesão grupal.

Por sua parte as Forças Armadas exercem quase a função de partido político, constituindo aliás o único grupo nacional organizado, com uma elevada expectativa sobre seu próprio papel enquanto "estrato protetor da República", e contando com a possibilidade do recurso à violência.

Essa mesma conjunção de movimentos políticos ocorreria em 1930, ou seja, a união de oligarquias dissidentes (porém agora ocorrendo uma cisão dentro da própria fração hegemônica, os cafeicultores, e seus representantes diretos no poder) e o movimento tenentista, amadurecido por uma década de lutas, no contexto da grande crise internacional do capitalismo, o que levaria à ruptura do sistema agroexportador oligárquico.

A conjuntura do início da década de 20 que analisamos no momento é marcada também por uma crise cíclica do capitalismo internacional, a de 1920, refletida imediatamente nos países periféricos por uma retração do volume das exportações e do preço dos produtos primários (as exportações brasileiras de café diminuíram de 13 milhões em 1919, para 11,5 milhões em 1920).

Perguntas interessantes