Sociologia, perguntado por juwalber, 10 meses atrás

Fato social, ação social e classe social são conceitos fundamentais da sociologia. escreva um pequeno texto dizendo de que maneira eles contribuem para explicar a relação entre indivíduo e sociedade

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriachristensen
26

Explicação:

Fato Social é um termo abordado pelo sociólogo Émile Durkheim. Trata-se de algo exterior, coercitivo e generalizado. Ou seja: são ações realizadas pelos sujeitos que compõem a sociedade com base em fatos exteriores a ele Por exemplo: usar roupa de banho na praia é um Fato Social pois ninguém te explica a razão ou a origem desse hábito, uma vez que é exterior e generalizado. Além disso, o simples fato de usar a roupa de banho na praia significa que houve coerção. Não é um hábito ir de terno e gravata para a praia pois o Fato Social "impõe" que não é o certo.

A ação social foi abordada por Max Weber. São ações que, ao contrário do fato social que partia da sociedade para o indivíduo, parte do indivíduo para a sociedade. Trata-se digamos que de costumes identificados entre um mesmo grupo e possuem significado dentro de uma determinada sociedade. Há tipos diferentes de ações sociais, por exemplo: racional a fins explica as ações de um indivíduo que visam uma finalidade. Racional tradicional explica uma ação com base na tradição, valores, costumes. A afetiva relaciona-se com interesses e a Racional de valores explica uma ação com base no que achamos moral, imoral etc.

Já Classe Social é abordada por Karl Marx. Marx afirma que ao longos das sociedades sempre existiu uma clara distinção entre uma classe dominante e uma dominada. No feudalismo tinhamos os Senhores Feudais como dominantes e os Servos como dominados, por exemplo. A luta de classes passou a ser observada por esse sociólogo a partir da revolução industrial onde ficou explícita a diferença social entre os operários e os burgueses. Ele tratou a respeito da Ideologia, tal que diz que a classe burguesa dita as normas e as impõem, fazendo com que o próprio proletario acredite que o que foi ditado é real. A ideologia é uma ilusão para oprimir o proletário fazendo-o pensar que possuí uma posição importante e que não deve buscar a mudança a respeito disso.

Em síntese, pode-se afirmar que ambos termos explicam a relação entre o indivíduo e a sociedade,uma vez que o Fato Social exprime os atos dos indivíduos baseados na opinião alheia, a Ação social exprime as ações que condizem com o contexto e interesses individuais e a luta de classes exprime a opressão que as "menores classes" sofrem com base em ideologias ditadas a ela por parte das "altas classes".

Perguntas interessantes