(Fatec) Afirmou o economista Luís Carlos Bresser Pereira sobre o período em que Juscelino assumiu a Presidência do Brasil:"... as empresas estrangeiras exportadoras de produtos manufaturados (...) em face do surgimento de empresas nacionais e às barreiras cambiais e tarifárias à entrada de seus produtos no Brasil, viram-se diante da alternativa de ou realizar grandes investimentos industriais no Brasil ou perder o mercado brasileiro. É evidente que optaram pela primeira solução".
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
No governo JK, todo o sistema de industrialização do Brasil foi progressivamente ampliado. Com a política de desenvolver “50 anos em 5 (de mandato)”, JK acelerou grande parte do processo industrial iniciado com Getúlio Vargas. Para tanto, houve o fomento da entrada de investimento estrangeiro, como as grandes indústrias automobilísticas europeias e americanas. Portanto, a letra B está correta.
Explicação:
Espero ter ajudado
Sobre o período apresentado no enunciado da questão, em que Juscelino assume a presidência do Brasil, a alternativa correta é a letra B) a vertiginosa expansão industrial ocorrida entre 1956 e 1961 significava que a chamada Revolução Industrial Brasileira, iniciada nos anos 30 por Getúlio, consolidava-se e encerrava a primeira fase.
Foi durante o governo de Juscelino Kubitschek que o Brasil passou pelo Plano de Metas, com o objetivo de desenvolver o país por meio da política de "50 anos em 5". Ele apenas continuou o processo de revolução na indústria iniciada por Getúlio Vargas.
O Plano de Metas foi um plano executado no governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que objetivava industrializar e modernizar o país de uma maneira extremamente rápida e significativa.
Esse desenvolvimento realizado de maneira veloz e eficiente se deu muito por conta de investimentos oriundos de fora do Brasil (externos), além da atuação do Estado como grande indutor da industrialização e infraestrutura.
Veja mais sobre o Plano de Metas em:
brainly.com.br/tarefa/34003332
Imagem de Juscelino Kubitschek: