FATEC – ADAP.) A resistência indígena à escravidão a que os portugueses tentavam lhes submeter, foi composta por guerras, fugas e recusa ao trabalho, além da morte de uma boa parte deles. A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido: *
1 ponto
Soluções para a tarefa
Resposta: Devido aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa portuguesa, que trouxeram, à força, do continente africano milhares de pessoas em condições precárias.
A população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.
Explicação: Bons estudos!
A escravidão indígena que ocorreu no início da colonização brasileira foi abandonada e substituída pela africana devido ao fato do tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa Portuguesa ser mais lucrativo.
A escravidão no Brasil consistiu na forma de relação social de produção que o país adotou no período colonial e estendeu-se até o final do Império.
Iniciou-se no século XVI com a produção de açúcar, onde negros africanos eram trazidos para serem usados como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar. Os colonos portugueses primeiro haviam escravizados os índios, mas devido a oposição religiosa, passaram a trazer então negros africanos para tal prática.
Somente no final do século XIX que a escravidão foi proibida no mundo. No Brasil, a princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea que abolia a escravidão em 13 de maio de 1888.
Saiba mais sobre a escravidão em: https://brainly.com.br/tarefa/12621053
Espero ter ajudado, bons estudos!