Biologia, perguntado por samsungruancarlos10, 3 meses atrás

Falem dois carboidratos e mencionem as funções que eles possuem ​

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigocarvalho289
1

Resposta:

1- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais.

2- Produção de energia – os carboidratos são as principais fontes de energia.

3. Estruturais – todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.

via: site Colégio Web

Explicação:

Respondido por sheeron
0

Resposta:

- Monossacarídeos -

São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.

Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. De acordo com essa classificação, há trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e assim por diante. Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.

- Características - Carboidratos simples que atuam como blocos (monômeros) a partir dos quais serão formados os outros carboidratos mais complexos, como os dissacarídeos e os polissacarídeos. Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com a cadeia principal de carbono (veja mais sobre o tema abaixo).

- Exemplos - Glicose, galactose e frutose.

- Polissacarídeos -

São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas. O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.

Existem ainda os chamados glicoconjugados, que são compostos formados pela ligação de moléculas de carboidratos a lipídios e proteínas. Quando unidos a proteínas, recebem o nome de glicoproteínas; e quando se unem a lipídios, são chamados de glicolipídios. Essas formas são bastante comuns nas membranas das células onde atuam como receptores e sinalizadores.

- Características - Carboidratos complexos formados por vários monossacarídeos unidos entre si por ligações glicosídicas.

- Exemplo - Amido, celulose e glicogênio."

- Oligossacarídeos -

- Função -

São carboidratos solúveis, não digeríveis, encontrados em grande variedade nos alimentos do reino vegetal. Exercem função como prebióticos, ou seja, estimulam o crescimento da microflora intestinal benéfica. São classificados como fibras dietéticas com baixo teor de calorias.

- Características -

São formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).

- Exemplo -

Oligossacarídeos são açucares, formados pela união de dois a seis monossacarídeos, geralmente hexoses.

O prefixo oligo deriva do grego e quer dizer pouco. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos.

Quando sofrem hidrólise, os oligossacarídeos produzem um número pequeno de oses. Se houver duas oses, o carboidrato é um dissacarídeo. O principal dissacarídeo é o açúcar comum ou sacarose (C12H22O11), que é formado por dois monossacarídeos, a glicose e a frutose.

Outros exemplos de dissacarídeos são a maltose (formada por duas moléculas de α-glicose), a celobiose (formada por duas moléculas de β-glicose) e a lactose (formada por uma α-glicose e uma α-galactose).

3 Carboidratos, lhe bastam?

Perguntas interessantes