Fale um pouco sobre o cuidador de idosos e suas implicações éticas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um cuidador de idoso é extremamente importante para as famílias que necessitam de um cuidado especial com determinado indivíduo. ... Esse profissional tem a principal função de cuidar de um determinado idoso, dessa forma, ele deve atender as necessidades como: higiene, alimentação, remédios e etc.
Resposta:
Enumero abaixo alguns princípios éticos durante o exercício na profissão.
1)Ser pontual, assíduo e cumprir corretamente o horário de jornada de trabalho ao qual se comprometeu com o familiar e/ou registrou no contrato de trabalho.
2)Vestir-se adequadamente de preferência fazer uso do avental o qual deverá estar sempre limpo e apresentável.
3)É fundamental que ao chegar no domicílio do paciente, seja feita a troca de roupa quando não se fizer uso do avental. Como todos sabem, carregamos conosco inúmeros microorganismos dos ambientes públicos (ruas, ônibus, etc) o que pode ser prejudicial à pessoa cuidada.Atenção especial para quem vem de ambiente hospitalar, jamais permanecer no domicílio com o mesmo avental ou a mesma roupa e calçados.
4)Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente no momento de administrar medicamentos ou alimentar o paciente. É possível fazer uso do álcool 70, caso as mãos não tenham sujidades ou resíduos fazendo sempre fricção das mãos e entre os dedos para uma assepsia adequada.
5)Cuidar devidamente dos seus pertences (bolsas, mochilas) mantendo-os devidamente fechados e em locais adequados e determinado pelo contratante. Evitar bolsas muito grandes.
6)Respeitar os limites de acesso no domicílio, orientados pelo paciente ou familiar. (Outros cômodos que não sejam do paciente, sentar-se à mesa de refeições, sentar-se no sofá para assistir televisão com a família, etc...).
7)Manter o ambiente de trabalho limpo e arrumado;(quarto, banheiro do paciente e cozinha quando fizer uso da mesma).
8)Manter sigilo absoluto sobre as informações internas do domicílio ou assuntos confidenciados pelos pacientes e familiares;
9)Zelar pela credibilidade da agência diante da sociedade e do próprio contratante.
10)Comunicar ao contratante com 7dias de antecedência, possíveis faltas programadas como consultas médicas, odontológicas e exames. Ausências prolongadas deverão ser comunicadas com a maior antecedência possível ao contratante e à agência para que haja tempo hábil de substituição.
11)Comunicar imediatamente a agência no caso de não adaptação ao trabalho durante o período de experiência e aguardar impreterivelmente o encaminhamento de um(a) substituto(o).
12)Executar o trabalho cumprindo todas as normas estabelecidas em treinamento, com o máximo de atenção, carinho e respeito pela pessoa cuidada e seus familiares.
13)O(A) cuidador(a) deve executar seu trabalho considerando sempre o bem estar do paciente,não pensando ou agindo jamais em favorecimento próprio