fale um pouco da companhia teatral "As graças"
Soluções para a tarefa
Sobre a Cia.
O grupo teatral As Graças é formado pelas atrizes Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud e completa 24 anos de existência em 2019 com um trabalho continuado de pesquisa e de criação de espetáculos teatrais.
Endecha das Três Irmãs
O espetáculo tem como matéria-prima as impressões produzidas pela leitura da obra poética e da prosa de Adélia Prado; Um olhar sutil, religioso, sensual e apaixonado. A ideia é retratar mulheres em sua íntima ingenuidade, num momento em que confundem harmoniosamente a paixão, fator de desvario, com a religiosidade. O limite entre o sagrado e o profano é rompido. A inteireza da paixão se revela. O desvario encontra Deus.
Quem vem de longe
De um ônibus que chega no local de apresentação, saem três mulheres e uma musicista. Entram no espaço cênico carregando sapatos, um monte de sapatos. Nesse espaço, que pode ser desenvolvido em um parque, em uma praça pública, em um espaço de convivência, as três atrizes esboçam uma cartografia do deslocamento. Com os sapatos, criam um mapa indistinto, povoado por seres deslocados da terra natal, deslocados da sociedade atual. Os sapatos significam os migrantes, os imigrantes, os andarilhos, os errantes, as ausências, as permanências, as instabilidades, os caminhos. Seres em movimento – mais ou menos esquecidos, mais ou menos acolhidos – com seus rastros, fissuras e fronteiras.
Dentre essa distribuição cartográfica, essas figuras trabalharão textos e músicas que falarão dos temas atuais dos deslocamentos humanos e apontam para uma narrativa da reflexão. Refletem sobre o preconceito, sobre as categorias estanques e, sobretudo, sobre as respostas prontas.
Para tanto, pautaram o processo de quem vem de longe na experimentação de narrativas que, já em sua estrutura poética e multifacetada, evocam a também multifacetada trajetória de quem migra… ou de quem tenta migrar… para outra terra, para outra situação ou, simplesmente, para outro desejo.