Saúde, perguntado por anajuliacarmot, 1 ano atrás

Em conformidade com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõem sobre as boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias (RDC n.° 44/2009 e n.° 41/2012), está correta a seguinte afirmativa:

a)
Essas leis modificam as publicadas anteriormente e permite a exposição direta dos medicamentos ao alcance dos usuários do estabelecimento.

b)
Somente os medicamentos isentos de prescrição podem permanecer ao alcance dos usuários para obtenção por meio de autosserviço no estabelecimento.

c)
A comercialização de medicamentos sujeitos a controle especial solicitados por meio remoto fica permitida, condicionando a entrega da receita médica no momento da entrega do medicamento.

d)
Produtos vencidos podem ser comercializados aplicando um desconto expressivo, desde que informado claramente ao consumidor que estão vencidos.
e)
O farmacêutico e o gerente da farmácia são responsáveis pelo controle dos medicamentos sujeitos a controle especial.

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagofontineles
2

Resposta:

letra C

Explicação:

todo medicamento de controle especial fica em uma sala restrita que somente o farmacêutico pode pega-lo e vender com uma serie de cadastro como CPF, ENDEREÇO, NOME COMPLETO, enfim com um carimbo específico de cadastro.

Respondido por thayf2007
0

Resposta:

letra B

Explicação:

Art. 40. Os produtos de dispensação e comercialização permitidas em farmácias e drogarias nos termos da legislação vigente devem ser organizados em área de circulação comum ou em área de circulação restrita aos funcionários, conforme o tipo e categoria do produto. §1º Os medicamentos deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento.

Os medicamentos isentos de prescrição poderão permanecer ao alcance dos usuários para obtenção por meio de autosserviço no estabelecimento.

É vedada a comercialização de medicamentos sujeitos a controle especial solicitados por meio remoto.

Art. 37. O estabelecimento que realizar dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial deve dispor de sistema segregado (armário resistente ou sala própria) com chave para o seu armazenamento, sob a guarda do farmacêutico, observando as demais condições estabelecidas em legislação específica.

Art. 38. Os produtos violados, vencidos, sob suspeita de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração devem ser segregados em ambiente seguro e diverso da área de dispensação e identificados quanto a sua condição e destino, de modo a evitar sua entrega ao consumo. §1º Esses produtos não podem ser comercializados ou utilizados, e seu destino deve observar legislação específica federal, estadual ou municipal.

Perguntas interessantes