Saúde, perguntado por sayonara102, 8 meses atrás

Fale sobre os programas e indicadores de saúde pública

Soluções para a tarefa

Respondido por murillolinerrodrigue
0

Resposta:

Contar com os indicadores de saúde é fundamental para que os gestores adotem estratégias eficientes na gestão da saúde pública.

Existem vários tipos de indicadores de saúde que podem ser analisados pela alta administração, como por exemplo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, envelhecimento da população, entre outros.

É sobre isso que falaremos neste post. Conheça os tipos de indicadores e a importância da sua mensuração na gestão da saúde!

Continue conosco!

Índice

1 O que são indicadores de saúde?

1.1 Saúde Pública baseada em evidências

2 Conheça alguns indicadores de saúde

2.1 Taxa de crescimento da população

2.2 Proporção de idosos na população

2.3 Taxa de mortalidade

2.4 Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA)

O que são indicadores de saúde?

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) define os indicadores de saúde como sinalizadores que contêm informações relevantes sobre atributos e desempenho do sistema de saúde.

Os gestores públicos utilizam dados levantados através dos indicadores para tomar decisões assertivas em regiões que necessitam alguma ação específica.

A análise dos dados da saúde pode ser realizada das seguintes formas:

Através da observação direta de um indivíduo (por exemplo: estado clínico, número de buscas pelos serviços de saúde);

Pela observação de um grupo populacional ou um espaço geográfico de acordo com taxas e proporções, como por exemplo, taxa de prevalência de hipertensão; porcentagem de mães adolescentes com idade entre determinada faixa etária, entre outros.

Leia também: Saúde da Família: estratégia de atendimento a comunidades

A partir do levantamento dessas informações, é possível a elaboração dos indicadores que possuem as seguintes classificações:

Mensuração consolidada em saúde: Nesta análise, os dados referem-se à saúde na população. As medidas (médias, medianas, proporções), sintetizam observações de indivíduos em cada grupo observado.

Mensuração ecológica ou ambiental: Aqui, os dados são relacionados a fatores externos ao indivíduo. Ou seja, são as características físicas do local onde um grupo populacional vive ou trabalha. É importante salientar que alguns dados podem ser difíceis de serem mensurados, como exemplo, o índice de exposição ao vetor da dengue. 

Mensuração global: Nesta classificação, dados como densidade populacional, índice de desenvolvimento humano, produto interno bruto per capita, são analisados.

O levantamento dos dados e a sua interpretação conjunta, possibilita que os especialistas e gestores reflitam sobre a situação sanitária de uma população ou comunidade e, desta forma, desenvolvam estratégias referentes à criação de políticas públicas a fim de melhorar o sistema de saúde pública.

É importante ressaltar que os dados são elementos números que contribuem para a elaboração de um indicador.

Perguntas interessantes