Fale sobre o Consulado. O quê foi, formado por quem, medidas, etc...
Soluções para a tarefa
Olá,
O Consulado, formado por três cônsules, correspondia ao poder Executivo da República Francesa. Na prática porém, Napoleão foi quem governou.
O general francês tomou medidas antiliberais, alguns exemplos são:
- Reprimiu revoltas
- Enviou opositores à prisão, ou até mesmo ao exílio.
- Censurou jornais
- Proibiu greves
- Restabeleceu a escravidão nas colônias.
Para estimular a economia, napoleão fundou em 1800, o Banco da França. Também criou uma nova moeda, o franco. Pela primeira vez desde 1789, o orçamento do país ficou equilibrado.
Apesar das medidas antiliberais tomadas por Napoleão, importantes conquistas sociais foram garantidas, tais como: abolição dos privilégios do clero e da nobreza, a igualdade perante a lei, a igualdade de impostos, direito à propriedade privada e a Reforma Agrária. (Garantiu a 3 milhões de camponeses o título de propriedades de terras que pertenciam à nobreza).
Napoleão interrompeu a ação de suas tropas e estabeleceu uma trégua com a Inglaterra, em 1802. Dessa forma, foi possível investir em obras públicas, que geraram empregos e facilitaram o transporte de mercadorias, contribuindo muito para o crescimento da economia. Com isso, a burguesia pôde dar início à industrialização na França.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida não tenha medo de perguntar.
Durante o século XVIII, a França passava por um processo revolucionário que também seria responsável por mudanças ao redor do mundo. Neste período, ocorria a Revolução Francesa que se dividia em três fases: Assembleia Nacional Constituinte (1789-1792), Convenção Nacional (1792-1795) e Diretório (1795-1799).
Com o golpe de 18 de brumário, Napoleão chega ao poder e dá início à era napoleônica no território francês. Concomitantemente à tomada do poder, surge o Consulado, datado de 1799 a 1804.
Através do Consulado, Napoleão buscou tratados de paz com os países vizinhos, além de uma relação direta com a igreja para tornar o catolicismo religião oficial. Além disso, fez manutenções na República, censurou a imprensa e ofereceu anistia para jacobinos e girondinos.