A produção da soja, como principal fonte de proteína para a indústria da alimentação animal e humana, tem crescido de forma suficiente para atender à demanda total por esse produto. No período compreendido entre 1980 e 2005, a demanda total de soja, numa base mundial, expandiu-se em 174,3 milhões de toneladas ou 2,8 vezes. Com relação à cadeia produtiva da soja, temos os sistemas agroindustriais desse setor, que compreendem os segmentos antes, dentro e depois da porteira da fazenda.
Elaborado pelo professor, 2018.
Analisando o fragmento de texto acima, sobre a caracterização correta das cinco etapas do sistema agroindustrial da soja ressalta-se que:
Alternativas
Alternativa 1:
A primeira etapa se caracteriza pela comercialização do produto; a segunda etapa se caracteriza pela industrialização da soja; a terceira etapa se caracteriza pela produção de matérias primas; a quarta etapa é caracterizada pela formação de preços e a quinta etapa é caracterizada pela exportação dos produtos finais.
Alternativa 2:
A primeira etapa se caracteriza pela comercialização e armazenamento do produto. A segunda etapa se caracteriza pelo fornecimento de insumos, tais como: fertilizantes, defensivos, sementes etc. A terceira etapa, inicia-se após o fornecimento dos insumos. Na quarta etapa se caracteriza pelo processamento do grão (esmagamento da soja - farelo e o óleo; semiprocessados (farelo e óleo - rações, óleos e derivados), não havendo uma quinta etapa.
Alternativa 3:
A primeira etapa se caracteriza pela produção do grão, sendo considerada a mais importante. A segunda etapa se caracteriza pelo fornecimento de insumos, tais como: fertilizantes, defensivos, sementes etc. A terceira etapa, inicia-se após o fornecimento dos insumos. A quarta etapa se caracteriza pelo processamento do grão (esmagamento da soja - farelo e o óleo; semiprocessados (farelo e óleo - rações, óleos e derivados) e a última se caracteriza pela distribuição.
Alternativa 4:
A primeira etapa se caracteriza pelo fornecimento de insumo necessário à produção, tais como fertilizantes, defensivos, sementes, além de máquinas e equipamentos. A segunda etapa do sistema caracteriza-se pela produção do grão, seu resultado irá impactar em toda a cadeia. A terceira etapa se caracteriza pela distribuição junto aos consumidores finais. A quarta se destina à comercialização e armazenamento do produto e, na etapa final, se caracteriza pelo processamento do grão.
Alternativa 5:
A primeira etapa se caracteriza pelo fornecimento de insumos necessário à produção, tais como fertilizantes, defensivos, sementes, além de máquinas e equipamentos. A segunda etapa do sistema caracteriza-se pela produção do grão, seu resultado irá impactar em toda a cadeia. A terceira etapa, a comercialização e o armazenamento do produto, onde a produção se divide entre dois agentes: as cooperativas e as tradings. A quarta etapa se caracteriza pelo processamento do grão: esmagamento da soja; e os produtos semiprocessados (farelo e óleo). Após as quatro primeiras etapas, os produtos derivados da soja serão distribuídos junto aos consumidores finais, seja por meio do atacado, seja pelo varejo.
Soluções para a tarefa
Olá
A resposta correta é a Alternativa 5
Na primeira etapa o produtor necessita dos insumos para poder produzir como por exemplo: atualmente o plantio e colheita de soja é totalmente automatizada, logo se faz necessário o maquinário, o solo antes do plantio receberá os fertilizantes para que quando a semente for plantada, a planta já tenha disponíveis os nutrientes para seu desenvolvimento.
Na segunda etapa se faz o plantio das sementes e manejo das plantas.
Na terceira haverá a comercialização, as tradings são empresas que que funcionam como intermediários entre o produtor e empresas de exportação.
Na quarta etapa o produto será processado, produzindo por exemplo o óleo de soja.
Após a soja ser produzida e ou seu subprodutos, eles serão destinados aos consumidores.
Espero ter ajudado