Fale sobre John Dewey.
Soluções para a tarefa
John Dewey nasceu em 20 de outubro de 1859, no estado norte-americano de Vermont, em uma cidade agrícola chamada Burlington. Sua família era protestante e priorizava a educação religiosa como parte de sua criação.
Na escola, seu preparo foi desestimulante e mesmo sem muito incentivo dos pais, entrou na faculdade aos quinze anos, e com vinte já iniciou seu trabalho com o magistério, mas sem deixar de lado a religião. Dava palestras sobre a bíblia, além de escrever artigos referentes a temas religiosos.
Na Universidade Johns Hopkins, Dewey fez seu doutorado, baseado em estudos dos filósofos Immanuel Kant e Hegel e também do naturalista britânico Charles Darwin. Depois, tornou-se professor da Universidade de Minnesota, Michigan e Chicago, finalizando sua carreira na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Dewey desenvolveu seu interesse pela pedagogia quando percebeu que a educação da época era baseada em tradicionalismos e não inovava de nenhuma forma. Observou que era um ensino que não acompanhava as descobertas da psicologia e nem os movimentos sociais e políticos, ou seja, era algo paralisado.
Era participante ativo de muitos movimentos sociais e criou uma universidade-exílio, para estudantes que eram perseguidos em seus próprios países.
John Dewey foi casado duas vezes. A primeira, com Alice Chipman, em 1887, com quem teve cinco filhos. A segunda vez, em 1946, após a morte de Alice, Dewey se uniu com Roberta Grant e os dois adotaram duas crianças. Dewey faleceu em Nova Iorque, em 1952, aos 93 anos.
Suas principais obras são:
Arte Como Experiência, 1958;
Democracia e Educação, 1916;
Como Pensamos, 1910;
A Criança e o Currículo, 1900;
A Escola e a Sociedade, 1899.
CONCEPÇÕES DE JOHN DEWEY
Dewey acreditava que uma educação de qualidade devia ser algo orgânico, que ensinasse o aluno a pensar e que unisse teoria a prática. Um ensino que levasse em consideração a valorização da capacidade mental dos estudantes, preparando-os para questionar a realidade.
Dewey influenciou o ensino em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, com Anísio Teixeira e sua Escola Nova, também chamada de Escola Progressiva, que ensinava os educandos a buscarem a sua autonomia e liberdade de escolhas por meio de suas próprias reflexões e consciências. Os próprios alunos buscavam sua disciplina e assumiam responsabilidades na escola, para que pudessem aprender a lidar com maiores responsabilidades no futuro, como nas questões políticas do país.
O objetivo de Dewey no ensino era educar o estudante como um todo, na parte emocional, física e intelectual. Para Dewey, a escola era um universo em miniatura e as crianças precisavam aprender a lidar com esse pequeno espaço, para depois conseguir enfrentar o todo ao redor.