Sociologia, perguntado por edualves30, 11 meses atrás

Fale sobre as transformação sociais

Soluções para a tarefa

Respondido por kekefbarreto
1

Resposta:

Aqui more! Espero ter ajudado ❤

Explicação:

Na era da globalização, as transformações sociais ocorrem a um ritmo cada vez mais acelerado. Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.


edualves30: obrigado meu bem
kekefbarreto: De nada!❤
Respondido por leticialelezinha88
0

Resposta:

A Sociologia, que, desde os seus primórdios (com Saint-Simon e Comte), se ocupa do estudo das transformações sociais, adquire com Marx uma conceção revolucionária da transformação. Marx, em plena metade do século XIX, distingue, na evolução do capitalismo, dois tipos de transformação: um progressivo, de desenvolvimento das forças produtivas, outro revolucionário, provocado pela contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e o sistema institucional.

Nas sociedades modernas, a "revolução" tem o sentido da instauração da transformação social. A noção de "revolução" exprime o modelo moderno da experiência histórica, direcionada para um futuro novo. O conceito de "revolução" (e também o de "emancipação") vai, assim, passar do domínio político-jurídico limitado para o domínio social. A revolução designa, desde o século XIX, o processo de uma transformação que poderá ser aplicada ao domínio social, à industrialização ou à transformação tecnológica, para além do seu uso no campo político. Passa, portanto, a designar transformações políticas e sociais decisivas, assim como inovações cientificamente importantes. Fala-se da revolução do proletariado, da revolução cultural chinesa, da segunda revolução industrial, de uma revolução tecnológica, etc.


edualves30: obrigado meu bem
leticialelezinha88: Por nada❣
Perguntas interessantes