fale sobre as diferenças entre um terremoto em pais desenvolvido e país
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Japão é um país asiático que ocupa uma área de 377.801 quilômetros quadrados e possui 126,9 milhões de habitantes. Seu território, localizado no limite da placa tectônica Euroasiática Oriental, é afetado constantemente por terremotos – um em cada cinco terremotos no mundo com magnitude superior a 6 graus na escala Richter atinge o Japão.
Esse fenômeno se deve a uma zona de convergência entre as placas do Pacífico, Euroasiática Oriental, Norte-Americana e das Filipinas, formando o “Círculo de Fogo do Oceano Pacífico”. O constante encontro entre esses blocos origina uma área de instabilidade tectônica, desencadeando terremotos, tsunamis e intensa atividade vulcânica nessa porção do globo.
Diante desse cenário, o Japão proporciona treinamentos para a população de como agir durante os terremotos e desenvolve recursos tecnológicos para serem empregados na construção civil que possam minimizar os danos causados pelos abalos sísmicos. Essas ações fazem do Japão o país mais preparado para enfrentar esses fenômenos naturais.
Contudo, no dia 11 de março de 2011, o país não conseguiu conter a ação destrutiva de um terremoto de 9 graus na escala Richter que atingiu a costa leste do país. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sísmico teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 24 quilômetros de profundidade e a 160 quilômetros de distância da costa leste japonesa.
Explicação: