Fale sobre as contagens da diversidade na produção de alimentos?
Matéria: Agroecologia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em um trabalho liderado por Folberth e publicado na Nature Sustainability, foi simulado um cenário onde a produção de alimentos foi determinada de acordo com o potencial regional. Os autores mostraram que desta forma seria possível usarmos entre 52 e 62% da área usada pela agricultura para mantermos a mesma quantidade de alimentos produzidos.
Grande parte da área agrícola brasileira é usada para a produção de soja (36 dos quase 80 milhões de hectares na safra de 2019/2020), uma planta de origem asiática que teve o seu potencial produtivo adaptado às condições locais. Além disso, estima-se que mais da metade da área de pastagem brasileira encontra-se degradada, ou seja, produzindo abaixo do seu potencial. Se outras culturas fossem produzidas em áreas menos aptas à produção de soja, pastos ou outra das grandes culturas agrícolas, por exemplo, a agricultura conseguiria manter sua produção e ainda assim usaria menos terra.
Concentrar as mesmas espécies de plantas em uma determinada área aumenta os riscos de doenças que põem em risco toda a população de plantas. Portanto, a utilização do potencial regional não necessariamente significa usar as áreas de uma região para apenas uma única cultura, isso deve ser desenvolvido de maneira estratégica para evitar efeitos adversos relacionados a áreas com pouca diversidade de plantas, como aconteceu quando a doença chamada vassoura de bruxa devastou a produção de cacau na Bahia.