Fale sobre a evolução do teatro brasileiro e a repressão sofrida com o golpe de 64
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: A vinda, no final de 1807, de Dom João VI e sua família, fugindo de conflitos com Napoleão Bonaparte na Europa.
Buscando oferecer entretenimento e lazer à nobreza, o rei traz consigo diversos artistas das artes plásticas, música, dança e teatro.
Ele faz um decreto que estabelece a criação de teatros que atendam as demandas da nova classe que aqui se instalava, o país passa a receber peças no modelo francês para a diversão da aristocracia, não refletindo nos costumes e a cultura do povo.
Uma obra marcante para o teatro brasileiro na primeira metade foi Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães, encenada em 1838
No século XIX surge a chamada Comédia de costumes, um gênero teatral, utilizando o humor e a sátira, abordando os comportamentos da sociedade da época com personagens caricatos.
Depois surge o Teatro Realista, que é uma das expressões artísticas, que integram o Realismo, movimento surgido na Europa que se opunha ao Romantismo e revelando questões sociais críticas da sociedade, envolvendo a política, a economia e os dilemas humanos.. Época de grandes transformações no Brasil, como o fim da escravidão, a Proclamação da República e a chegada de imigrantes de várias lugares do mundo se integrando a classe trabalhadora.
No século XX a linguagem torna-se mais autentica no país. Surgem Companhias Nacionais na década de 30, como o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), em 1938. Em 1943 ganha mais visibilidade, com a estreia da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, inaugurando um teatro moderno no país.
Aparecendo outros grupos, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. É o caso do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), criado em 1948 por Franco Zampari. Dele participam nomes importantes como Cacilda Becker, Paulo Autran, Walmor Chagas, Tônia Carrero e Fernanda Montenegro.
O Teatro de Arena, aconteceu em 1953, em que o grupo abordava temas revolucionários e contestadores frente a tensão política e social dos anos pré-ditadura, tendo como destaque: Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarniere, encenada em 1958.
Augusto Boal, ator e dramaturgo que integrou o Teatro de Arena idealizou um método de ensino, o Teatro do Oprimido, intencionando uma linguagem mais democrática e acessível.
A repressão sofrida com o Golpe de 64 alguns atores e dramaturgos antes de deixar o país, fizeram manifestações contra a ditadura militar nos anos de 60 e 70, uns foram presos, sofrendo perseguição e censura e só conseguiram realizar as montagens de espetáculos muitos anos depois.