Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produziremos produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. Santos, m. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de janeiro: record, 2000 (adaptado). O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a) (a) aumento do poder aquisitivo. (b) estímulo à livre concorrência. (c) criação de novas necessidades. (d) formação de grandes estoques. (e) implantação de linhas de montagem
Soluções para a tarefa
A relação de consumo demostrada pelo texto em que a opinião das pessoas é manipulada pela publicidade evidencia que as empresas têm trabalhado na: “criação de novas necessidades. ” (alternativa c)
O aumento da produção e o estímulo ao consumo
O aumento da produção em larga escala, resultante da Revolução Industrial, contribuiu para que as empresas investissem em estratégias para atrair os consumidores buscando encontrar produtos que possam atender a todos os tipos de necessidades.
Essa é uma característica da sociedade moderna em que o consumo desenfreado é algo que está presente em toda a sociedade, onde os produtos se tornam obsoletos e as empresas buscam suprir todas as necessidades dos consumidores estimulando-os a consumir cada vez mais para que as empresas aumentem a sua lucratividade.
Aprenda mais sobre a relação entre a publicidade e o consumo em: https://brainly.com.br/tarefa/7465594
#SPJ4