Pedagogia, perguntado por danieldla, 10 meses atrás

Falar de culturas e de etnias na realidade educacional brasileira é uma oportunidade de celebrar a diversidade de nossas origens, costumes, crenças e tantos outros aspectos do rico mosaico que compõe a nossa sociedade.


No entanto, permanece em nossos dias o problema do racismo e do preconceito étnico e cultural. A própria expressão "racismo" denota o quão enganados podemos estar sobre a questão das diferenças étnicas, por exemplo. Isso porque o conceito de raça ainda é muito utilizado pela maioria das pessoas, principalmente quando estas se referem às diferenças da cor da pele. No entanto, a palavra "etnia" evidencia melhor as diferenças entre as pessoas, pois não se baseia apenas nos traços físicos, mas se refere igualmente a práticas e raízes culturais características dos diversos agrupamentos humanos.

Os grupos étnicos distinguem-se, portanto, por características, tais como costumes, idioma, crenças, vestuário, entre outros aspectos. Desse modo, a expressão "racismo" deveria traduzir, hoje, uma conduta inadequada em relação a uma etnia diversa, e não propriamente a uma "raça" específica. Frente a esses desafios, pense que nossas escolas encontram-se inseridas em comunidades específicas, que, por sua vez, possuem uma inconfundível e diversificada herança cultural. Tais comunidades, sobretudo nos grandes centros urbanos, são formadas por um misto de costumes e por pessoas provenientes de diferentes manifestações culturais, de modo que seria um erro grave limitar a educação a uma única referência étnica ou cultural, mesmo que esta seja a referência dominante naquele contexto. Noutras palavras, é preciso educar para a diversidade.

Frente a leitura do texto acima, como você trabalharia o aspecto da tolerância e da diversidade em situações como a que acabamos de descrever? Portanto, seu desafio consiste em apresentar propostas para serem trabalhadas em sala de aula, com o intuito de promover nos alunos uma consciência da problemática dos preconceitos étnicos e culturais. Apresente pelo menos cinco propostas. Cada uma delas deverá ter a duração de, pelo menos, uma ou mais aulas expositivas (em média 50 minutos).

Soluções para a tarefa

Respondido por kytahaas
51

Resposta:

Veja a seguir algumas alternativas para se trabalhar a diversidade em sala de aula:

• Trabalhar com os alunos a realidade da comunidade onde a escola está inserida e seus grupos de composição, valorizando as diferentes origens dos moradores.

• Apresentar dados consultados em órgãos públicos sobre o número de imigrantes da cidade, apresentar contribuições destes grupos na construção cultural do município ou da comunidade e resgatar as histórias dos diversos grupos.

• Propor aos alunos que façam pesquisas que apresentam situações do cotidiano e que manifestam a discriminação.

• Promover uma série de debates sobre o tema do preconceito e da discriminação.

• Trabalhar um texto literário que ajude a aprofundar a questão da alteridade e do se colocar "na pele" do outro.

• Trabalhar filmes que abordam o tema, por exemplo, Escritores da Liberdade.

• Trabalhar conceitos, questionando os alunos da seguinte maneira: O que é o preconceito? O que é a discriminação? Qual a diferença entre os dois conceitos? Como abolir o preconceito e a discriminação?

Explicação:

Respondido por Matheusieti
2

Para trabalhar a diversidade em sala de aula é muito importante conscientizar não só crianças mas como educadores e a própria instituição social sobre o combate ao preconceito, a valorização da coletividade e a importância de uma educação inclusiva.

A educação inclusiva focada na diversidade parte do pressuposto que os indivíduos em formação devem ter acesso a condições para seu desenvolvimento.

Devemos promover recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

Mais sobre este tema:

brainly.com.br/tarefa/11326581

Anexos:
Perguntas interessantes