(Faculdades Pequeno Príncipe - adaptada) A expansão do Império Otomano, do século XIV ao século XVII, teve grandes consequências para a organização social, política e econômica da Europa, como mostra o mapa a seguir. Observe-o:
Soluções para a tarefa
Resposta letra D
A invasão do Império otomano representou uma serie de dificuldades para os europeus. Todo o comércio do período com o oriente era realizado pelo mar mediterrâneo, e com o fim do império e a dominação turca da região, ficou difícil o comercio dos europeus com o oriente.
Os turcos criaram várias barreiras que dificultaram o comércio e com isso Portugal e Espanha desenvolveram técnicas de continuar o comércio por outras vias. Os europeus obtinham muitos lucros com esse comercio, por isso, resolveram investir em outras rotas. Foi assim, que os europeus chegaram a América.
Resposta:
Com a expansão do Império Otomano, o Mar Mediterrâneo foi dominado pelos turcos muçulmanos, dificultando o acesso das nações cristãs às Índias para realização do comércio. Isso fez com que Portugal e Espanha investissem nas navegações pelo Atlântico, o que favoreceu a chegada dos europeus nos territórios americanos.
Explicação:
Frente às limitações impostas pelo Império Otomano, a parte meridional da Europa viveu relativo isolamento em relação ao Oriente, posto que havia ficado com pouco espaço de navegação pelo Mediterrâneo. Apesar de conhecido popularmente, à época, como Mar Tenebroso, o Oceano Atlântico passou a se apresentar como única alternativa para o reino português, que pretendia comerciar com as Índias Orientais. As experiências ibéricas no Atlântico garantiriam o domínio colonial sobre as Américas.