façam um resumo detalhado de todo processo da digestão , assim como os nomes de cada enzima citada, sucos, processos , desde a etapa inicial na boca até sua conclusão no intestino grosso.
(Sem brincadeiras por favor)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos seres humanos, a ingestão, digestão e absorção dos alimentos são feitas por um conjunto de órgãos que compõe o sistema digestório (também chamado por alguns de sistema digestivo). O nosso sistema digestivo é formado pela boca, esôfago, estômago, intestino e ânus.
Nossa digestão começa na boca, pois nela há alguns elementos que auxiliam na digestão, como a língua, os dentes e as glândulas salivares.
Em nosso estômago, o alimento sofre a ação do suco gástrico, uma solução rica em enzimas e ácido clorídrico, que atuará na digestão de diversos tipos de substâncias.
Do estômago, o bolo alimentar segue para os intestinos, onde sofrerá a ação de enzimas e serão absorvidas as substâncias úteis ao metabolismo do organismo.
A partir das atividades práticas propostas abaixo, o professor trabalhará com os alunos os diversos processos que ocorrem na digestão, desde sua ingestão pela boca até a absorção de nutrientes pelos intestinos. Para cada componente do sistema digestório haverá uma atividade prática.
A ação da saliva nos alimentos que ingerimos
Material necessário
Conta-gotas; tintura de iodo; 2 copos plásticos de café; 2 tubos de ensaio numerados; água; amido.
Como fazer
Coloque água em um dos copos e em seguida acrescente amido. Mexa bem até dissolver e depois divida essa solução nos dois tubos de ensaio. No outro copo coloque saliva. Coloque essa saliva em um dos tubos e agite bem. Deixe os tubos descansando e depois de meia hora coloque uma gota de iodo em cada tubo. Os alunos devem verificar o que acontece.
Para o professor: o amido, ao reagir com o iodo, apresenta coloração roxa, mas a solução que está no tubo de ensaio que contém saliva não fica roxa porque na saliva há uma enzima chamada de ptialina. Nesse caso, o amido sofrerá ação da enzima e não reagirá com o iodo.
A importância da boa mastigação
Material necessário
Dois copos com água; dois comprimidos efervescentes.
Como fazer
Coloque a mesma medida de água nos dois copos. Em seguida triture um dos comprimidos. Coloque, ao mesmo tempo, o comprimido inteiro e o comprimido triturado dentro dos copos com água. Os alunos devem verificar o que acontece.
Para o professor: podemos observar que o comprimido triturado se dissolve bem mais rapidamente do que o inteiro. Isso, na digestão, faz referência ao tamanho dos alimentos. Quanto mais mastigarmos os alimentos, menores serão os pedaços e estes serão absorvidos pelo organismo com maior rapidez.
Sentindo sabores
Material necessário
Quatro conta-gotas de forma que em cada um haja uma substância (suco de limão, chá de carqueja, água com açúcar e água com sal); colheres e açúcar.
Como fazer
Comente com os alunos sobre as regiões da língua que sentem os sabores. Em seguida, pingue os líquidos contidos nos conta-gotas em várias regiões da língua. Peça a um aluno que mantenha a boca seca e, em seguida, coloque açúcar na língua dele. Os alunos devem verificar o que acontece.
Para o professor: o nosso cérebro interpreta informações captadas pelos sensores presentes em nossa língua. Quando nossa boca está seca não conseguimos sentir sabores porque a saliva ajuda a desprender partículas que sensibilizam o paladar presente nos alimentos.
Fazendo os movimentos peristálticos
Material necessário
Uma meia-calça; uma bolinha que pode ser de isopor, tênis ou pingue-pongue; bolachas.
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos!!