10 Esplique como se deu o cumpra-se?
11) guerra contra o territorio onde hojê é o Uruguai?que nome recebeu?
12/ Quem foi considerado inimigo no 1 de D. Pedro I?
13) Que fatores levaram a abdicação de D. Pedro?
14)Quem participou do projeto de Independência do Brasil?
15)O Que exigia a Revolução liberal do porto?
Soluções para a tarefa
10. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal, que foi negado pelo Imperador no ato: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Várias medidas foram adotadas após o "Dia do Fico" como a convocação de uma Assembléia Constituinte, organização da Marinha de Guerra com o retorno das tropas portuguesas e o edito "cumpra-se", nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação.
11) A Guerra da Cisplatina ocorreu no decorrer os anos de 1825 e 1828 e foi um conflito travado entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata pelo controle da Cisplatina, atual Uruguai.
12) O inimigo número um de D. pedro I foi a intransigência das Cortes de Lisboa na aceitação das liberdades brasileiras.
13) A abdicação de D.Pedro I em sete de abril de 1831 é consequência de conjunto de acontecimentos: o descontentamento entre o Imperador e a aristocracia rural, a alternância dos ministérios, a repressão violenta aos movimentos populares, os empréstimos externos que mantinham uma corte luxuosa, entre outros.
14) Foram as elites brasileiras: aristocratas rurais, funcionários públicos e comerciantes que figuravam a elite econômica local, que se organizaram em um partido que pretendia viabilizar a organização da independência.
15) A Revolução Liberal do Porto promoveu a tomada do poder lusitano por parte dos grupos políticos liberais do país. Os revolucionários formaram uma assembleia geral que levou o nome de Cortes, quando surge o projeto de instalação de uma monarquia parlamentar inspirada no regime político inglês.
Bons estudos!