Faça uma síntese do “método histórico” de Langlois e Seignobos. E aponte a contradição entre os postulados científicos de neutralidade e a prática engajada política e ideologicamente dos historiadores metódicos franceses.
Soluções para a tarefa
Escola metodológica: Langlois e Signobos
Por volta de 20 anos, apòs o surgimento da revista histórica entre os colaboradores que passaram a ocupar cadeiras nas universidades francesas estavam Charles victor Langlois e Charles Seignobos, ambos, responsáveis pela elaboração de uma manual de regras fixadas para a prática da história: A introdução dos estudos históricos.
Langlois e Signobus, apresentam seu trabalho com uma proporção destinta das demais, demonstra indiferença a teologia da História, a maneira de Bousset, a Filosofia da História Hegel ou comte e á história literatura á moda de Michelet. A Introdução a os estudos históricos, marca um campo específico para a a produção historiográfica eo define pelos ditames do método Segundo Langlois e Signobus podem ser distinguidas fases do historiador: reunião de documentos, uma técnica particular, a heurística. Tratar os documentos , separação dos fatos( separar e estabelecer relação entre os fatos. Para eles se não há documentos, não há história, e declaram que documentos são os atos e pensamentos dos homens do passado, e segundo eles basta um acidente para os apagar. Por conta dessa afirmação percebemos na escola metódica, o desprezo pelo papel essencial das questões colocadas pelo historiador, e de certa forma louva o apagamento do mesmo por detrás dos textos. Em decorrência desse trabalho metódico, a historiografia francesa dos séculosXIX e XX, além de definir, abre espaços para visões criticas, visto que nesse método, o historiador se limita a meia dúzia de páginas, confecção de monografias destinadas a esgotar documentos relativos. Ainda há a questão da estreiteza de territórios, pois a História passa a ser institucional,politica, militar, e diplomática. Porém a escola metódica ao mesmo que defende a História de fato somente com documentos, com relação a sua produção historiógrafica na sua, ação política ideológica relata que é extremamente importante a produção de manuais para o ensino básico, onde se revelam claramente suas ideologias. Neles a escola metódica expõe seus princípios, com toda a candura que a História escola , não é nutra e deve servir a um projeto politico.Ao mesmo que a escola metódica projeta um historiador apagado e neutro diante dos documentos entrelaça uma produção politica e ideologicamente engajada.