faça uma resenha sobre a economia europeia?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A multiplicidade de nações adjacentes fez da Economia da Europa uma das mais complexas do planeta.
O comércio na Europa, ainda apresenta uma certa polarização. Na região ocidental o movimento de capital e transações comerciais ocupam lugares proeminentes nas trocas internacionais. Os principais parceiros da região são os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e os países do Oriente Médio.
No caso da Europa oriental, o volume de transações comerciais é bem menor, isto ocorre devido aos traumas ainda da divisão do continente em dois blocos, ocidental e oriental, e ao resultado dos múltiplos embargos e manipulações mercadológicas ocorridas durante a guerra fria.
Basicamente a Europa importa matérias-primas, minerais, produtos tropicais, borracha e madeira (material|madeira). Manufaturados de alta tecnologia procedentes dos Estados Unidos e do Japão. A exportação predominante é de manufaturados, automóveis,navios, produtos químicos, produtos ópticos e calçados.
O comércio intra-europeu ocorre da mesma forma que em outras regiões do Planeta. Para favorecer ao comércio local foi criada uma legislação específica e acordos comerciais que se materializaram em organizações como a Associação Européia de Livre Comércio e a Comunidade Econômica Européia.
A agropecuária, a mineração e os transportes são os fatores que mais influenciam na economia européia.
Os grandes grupos industriais europeus e mundiais fazem investimentos elevados em pesquisa e tecnologia, criando e desenvolvendo novos produtos, modernizando e automatizando suas fábricas para alcançar um menor custo de produção e melhorar a sua competitividade global.
Com o avanço do capitalismo na Europa Oriental, esses países estão se tornaram área de influência da União Européia, principalmente através das relações comerciais e dos investimentos que a Alemanha passou a fazer na região.
A União Européia concentra algumas das maiores áreas industriais do mundo e vem sendo considerada um dos pólos da chamada tríade, um conjunto que concentra riqueza, poder e tecnologia. Os outros dois países que formam essa tríade são os Estados Unidos e o Japão.
Devido à integração econômica e da grande quantidade de capital circulante na região, houve a necessidade da criação de uma moeda comum. Os países que adotaram esta moeda são a Alemanha; Áustria; Bélgica; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Países Baixos; Irlanda; Itália; Luxemburgo e Portugal.
Está prevista a circulação do euro como papel moeda de algumas das nações da União Européia. Esta previsão é devida à expansão do próprio bloco econômico.
Andorra; Mônaco; San Marino; Vaticano e Sérvia e Montenegro, países que não tinham moeda própria, adotaram o Euro como moeda comum.
O controle de emissão e a política cambial da União Europeia são feitas através Banco Central Europeu. Sua sede é em Frankfurt, Alemanha. A divisão da moeda para facilitar sua circulação física, é em cêntimos, ou seja, um euro é igual a cem cêntimos. O dinheiro tem a constituição de notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e de 1 e 2 euros. By:Maryanna Carla
Perguntas interessantes
Administração,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás