História, perguntado por chatichardmtenorio, 6 meses atrás

faça uma redação: Qual a importância da democracia em nossa vida. (no mínimo 20 LINHAS)​

Soluções para a tarefa

Respondido por rennathapaullarennat
1

Resposta:

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

O termo origina-se do grego antigo δημοκρατία (dēmokratía ou "governo do povo"),[1] que foi criado a partir de δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou "poder") no século V a.C. para denotar os sistemas políticos então existentes em cidades-Estados gregas, principalmente Atenas; o termo é um antônimo para ἀριστοκρατία (aristokratia ou "regime de uma aristocracia" como seu nome indica). Embora, teoricamente, estas definições sejam opostas, na prática, a distinção entre elas foi obscurecida historicamente.[2] No sistema político da Atenas Clássica, por exemplo, a cidadania democrática abrangia apenas homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos, enquanto estrangeiros, escravos e mulheres eram grupos excluídos da participação política. Em praticamente todos os governos democráticos em toda a história antiga e moderna, a cidadania democrática valia apenas para uma elite de pessoas, até que a emancipação completa foi conquistada para todos os cidadãos adultos na maioria das democracias modernas através de movimentos por sufrágio universal durante os séculos XIX e XX.

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por maria7661
2

Explicação:  desde a grécia antiga aos dias atuais, entende-se por democracia a designação de forma de governo, sendo uma das formas em que o povo exerce o seu poder político. no brasil hodierno, após 27 anos da constituição cidadã, promulgada 3 anos depois do fim da ditadura militar, torna-se imprescindível debater a importância da democracia para o desenvolvimento da nação. nesse contexto, faz-se relevante analisar as violações à constituição federativa do brasil, seja pelo estado, seja pela sociedade civil, como fatores que impulsionam um retrocesso no desenvolvimento do país.  

mormente, é incontrovertível que a democracia configura-se como um pilar fundamental para um bom desdobramento do estado moderno. a carta magna, promulgada em 1988, possui como objetivos  

fundamentais a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, entretanto, isso não é observado na prática. a má atuação de poder público no que diz respeito a todas as esferas da sociedade, como saúde, educação e segurança representa uma violação às cláusulas pétreas e às vontades e necessidades da população, indo ao encontro das concepções sociológicas de pierre bourdieu, ao assertar que aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. dessa forma, entende-se que o estado, com gestor dos interesses coletivos, constitui-se com responsável pela manutenção do poder popular, devendo, então, respeitar o vigente estado democrático de direito.    


maria7661: qualquer coisa diminui a letra :)
rennathapaullarennat: kaksks
rennathapaullarennat: sim ai e so oh resumo
Perguntas interessantes