ENEM, perguntado por topzeraaa30, 1 ano atrás

faça uma redação de 15 linhas sobre o tema "o desafio de reconhecer e valorizar a diversidade presente no Brasil"

por favor que não seja copiada do Google
ME AJUDEM PFVR SE NÃO EU VOU TÁ LASCADA

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosvinicius25
2

No ano de 2015, o projeto “Semana Integrada de Combate ao Racismo” na cidade de Salvaterra – Pará, chegou a quinta edição com o tema Da África para o mundo.

As aprendizagens que os (as) estudantes adquiriram no período de realização do projeto se tornaram visíveis no processo de valorização da cultura africana e afro-brasileira, na elevação da autoestima, que teve por consequência a queda na evasão escolar e o aumento do interesse pela escola.

O projeto foi planejado e executado de forma a valorizar a interdisciplinaridade e teve por objetivo despertar e sensibilizar o corpo docente, discente e a comunidade para os malefícios do racismo estrutural de nossa sociedade.

Para isso, foram realizadas palestras, debates, exibições de vídeos documentários, apresentações teatrais e musicais, sempre como instrumentos pedagógicos para tratar da temática história da África e cultura afro-brasileira.

A culminância do projeto se deu com ampla participação da comunidade local e dos municípios vizinhos, com a escolha da beleza negra nas modalidades feminina e masculina e com uma caminhada pelo centro urbano da cidade para exercitar o direito de expressão e manifestação política da comunidade escolar, iniciativa que chamou a atenção da sociedade para a problemática do combate ao racismo. Na caminhada, os (as) estudantes exibiram o material que produziram para que toda comunidade visse.

A unidade escolar Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos recebe alunos de 16 comunidades remanescentes de quilombos , e a ação dos (as) docentes é fundamental na luta contra o racismo e a superação de estereótipos ligados _à população negra e quilombola.

Com a prática de revisitar as ações desencadeadas pelo projeto nos anos anteriores, os (as) estudantes adquirem um novo olhar para a sua própria realidade. A novidade dessa edição do projeto de 2015 foi a confecção de Granadinas.

Os (as) estudantes fizeram atividades que trouxeram visibilidade aos (às) líderes negros (as) da comunidade internacional, e elaboraram textos sobre a importância dessa prática da qual participaram.

As atividades descritas possibilitaram ir além das atividades propostas no livro didático, pois nele, nem sempre a histórias, memórias e valores civilizatórios da população afro-brasileira e africana estão narradas de modo digno ou que ultrapasse os preconceitos já estabelecidos.

Superar as diversas formas de expressão do racismo é um desafio que foi posto em pauta na vida dos (as) estudantes e docentes da escola Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos. Olhar para suas comunidades, valorizá-las e compreender que suas ações estão ligadas às tradições quilombolas são os ganhos que se apresentam como resultados do projeto. Com a autoestima fortalecida, os estudantes se apropriam da estética negra, o que se evidenciou no jeito de arrumar os cabelos: “Os alunos passam a gostar de sua retitude e seu apetite pelo saber aumenta, principalmente pelas coisas de África”, afirma o professor Vinícius.

Perguntas interessantes