Faça uma redação , com mais ou menos 20 linhas, conte as coisas interessantes que você viu sobre o rádio teatro e rádio novela. Fale da diferença entre eles, dos efeitos sonoros e o que mais possa lembrar. Se precisar, você sabe que é só REVER a aula, e até fazer alguma pesquisa. Daí encaminhe em anexo nesse formulário.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vale a pena esclarecer uma coisa que volta e meia me perguntam: qual a diferença entre radioteatro e radionovela? Define-se radioteatro como qualquer representação teatral através do rádio. Radionovela é o radioteatro em capítulos. Ou seja, toda radionovela é radioteatro, mas nem todo radioteatro é radionovela.
Cego de nascimento, o rádio estimula a criação de representações mentais com a sensação da simultaneidade temporal, do que vivemos, sentimos e sonhamos agora, no momento presente. Sons radiofonizados carregam o sentido da presença e nos dão a impressão de que estamos acompanhados; eles sugerem imagens que, no rádio, não se limitam ao tamanho da tela. Este artigo discute essas características das transmissões radiofônicas a partir do momento da audição de radionovelas, as soap-operas, voltando-se especialmente para a que mais fez sucesso em toda a América Latina: O direito de nascer, do cubano Félix Caignet. Combinando voz, música, efeitos sonoros e silêncio (elementos que compõem as mensagens sonoras), as radionovelas foram um fenômeno de época, mas também emissões com a adaptação de A guerra dos mundos, por Orson Welles, episódios importantes que mostram a força da palavra falada, no caso, mediatizada pelo rádio. O texto também trata da audição das transmissões atuais, da identificação de ouvintes e personagens, da mágica presença da voz separada do corpo no ritual radiofônico e da possibilidade de vivenciar outros papéis e situações, além dos habituais, o que aproxima as emissões radiofônicas do onírico.