faça uma pesquisa sobre os tupinambás, Destaque na sua pesquisa a localização geográfica, a economia, a organização social e habitação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os primeiros índios tupis viviam em malocas, espécie de cabanas. Além disso, como forma de organização, eles se dividiam em diversos grupos. Em cada maloca era possível morar, aproximadamente, 200 pessoas. Assim, dentre as atividades que mais praticavam estava a caça, a pesca e a agricultura. Em relação ao plantio e a preparação dos alimentos eram as mulheres que estavam à frente. A mandioca era o principal alimento cultivado pelos índios tupis devido a versatilidade da planta em diversas áreas. Já os homens eram responsáveis pela fabricação das armas que seriam usadas na caça e na pesca.
Os índios tupis já habitavam as terras brasileiras antes mesmo da chegada dos colonizadores. Quando os franceses tentaram tomar terras no território que estava dominado pelos portugueses, os índios tupis ficaram do lado da França. Assim, protagonizaram um movimento denominado Confederação dos Tamoios.
Por fim, os índios tupis possuíam um costume muito peculiar, o canibalismo relatado na obra Duas Viagens para o Brasil, do alemão Hans Staden (1525-1579). Ou seja, eles eram adeptos a comer carne humana. Isso porque, quando havia algum tipo de guerra contra outras tribos eles comiam a carne do guerreiro que perdia o combate.Os Tupinambá de Olivença vivem na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. Sua área situa-se a 10 quilômetros ao norte da cidade de Ilhéus e se estende da costa marítima da vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro.
A vila hoje conhecida como Olivença é o local onde, em 1680, foi fundado por missionários jesuítas um aldeamento indígena. Desde então, os Tupinambá residem no território que circunda a vila, nas proximidades do curso de vários rios, entre os quais se destacam os rios Acuípe, Pixixica, Santaninha e Una.
Dato curioso sobre os tupinambás: O casamento na tribo dos Tupinambás era pela união avincular, ou seja, o tio materno se casava com a sobrinha;
Além da mandioca, os tupinambás também cultivavam milho, frutas, abóbora, feijão, tabaco, e algodão;
As principais informações sobre os tupinambás foram passadas por cronistas como Soares de Sousa, Hans Staden, Pero de Magalhães de Gandavo, e Fernão Cardim.
Explicação:
Os tupinambás eram uma nação indígena que habitava várias áreas do litoral brasileiro.
As diversas tribos tupinambás possuíam uma língua comum, conhecida como tupi, porém não mantinham uma unidade e chegavam até mesmo a guerrearem entre si.
Os tupinambás fizeram parte da Confederação dos Tamoios, entre 1556 e 1567, na luta contra os colonizadores portugueses.