Faça uma pesquisa sobre a importação de alimentos e cite outros alimentos que pro-vavelmente eram conservados com o uso do sal. Escreva quais os tipos de conservação usados hoje em dia para exportar alimentos para outros países. Descreva como cada tipo de conservante funciona.
Soluções para a tarefa
Resposta:
→→→ TITULO ↓
DESIDRATAÇÃO: TÉCNICA ANTIGA (E EFICAZ) DE PRESERVAR ALIMENTOS
A humanidade encontrou no uso do sal a melhor forma de conservar comidas, hábito que vem sendo mantido, mesmo depois do surgimento da refrigeração.
As preocupações com a conservação dos alimentos surgiram com a agricultura, quando o homem pré-histórico compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos para o tempo de escassez. Os primeiros métodos de conservação de alimentos incluíam a secagem ou a adição de sal e especiarias para evitar a sua deterioração (estragos,decomposição) por micro-organismos.
Atualmente existe varias formas de conservar os alimentos ,como :
Refrigeração e congelamento ; A conservação dos alimentos pelo frio consiste em arrefecer o produto, por meio do seu congelamento ou da refrigeração
Substituição por gorduras saturadas , As gorduras insaturadas são muito mais propensas à oxidação do que as saturadas. Portanto, a indústria tenta evitar o uso das primeiras substituindo-as por gorduras saturadas, que, embora façam o alimento durar mais, são mais prejudiciais para a saúde.
Conservação por aditivos químicos
A fumagem (ou defumação) ; é o tratamento, principalmente de carnes e peixes, com fumo (fumaça) de lenha.
Conservação, geralmente de frutas, em bebidas alcoólicas, como o vinho ou aguardente;
A fermentação dos alimentos, como no caso do pão, do vinho, do iogurte e da cerveja, é outra forma de conservação de alimentos
Irradiação de alimentos - os alimentos são expostos a uma dose controlada de uma radiação ionizante, tal como partículas alfa, beta ou neutrões, ou ainda a uma radiação eletromagnética, como raios gama ou raios X.
O açúcar é também tradicionalmente empregue na conservação, principalmente de frutas, como os doces, compotas, marmeladas e fruta cristalizada.